Segurança

PF faz alerta para novo golpe no Whatsapp que rouba dados bancários

Quadrilha envia uma mensagem pelo WhatsApp com link que promete dar acesso ao 13º terceiro salário do Bolsa Família

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 10/07/2019 às 11:45
Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
FOTO: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem

A Polícia Federal investiga ação criminosa que aplica golpes por meio da internet. No golpe, a quadrilha envia uma mensagem pelo WhatsApp com link que promete dar acesso ao 13º terceiro salário do Bolsa Família. Ao acessar, a vítima é encaminhada a uma página falsa da previdência privada e pede todos os dados do suposto beneficiário, como o nome completo, endereço, CPF e, em seguida, o sistema pede que a vítima compartilhe o link com todos os contatos do telefone.

De acordo com a PF, o golpe circula na internet há cerca de sete dias e já fez mais de 180 mil vítimas em Pernambuco. A intenção dos criminosos, segundo o chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro, é acessar as senhas dos aplicativos bancários instalados no telefone da vítima.

“Você passa até a ser uma pessoa que tá fazendo ligação entre o criminoso e as pessoas que você conhece. Pode até prejudicar elas, caindo também em golpes. Seu celular fica sujeito e contaminado a receber várias informações desses bandidos de novo e novos golpes. Por fim, ele domina o seu celular ou seu computador e tem acesso a principalmente os seus é aplicativos financeiros, como de banco”, afirmou Santor.

Entre as dicas repassadas pela Polícia Federal, está o acesso ao site www.psafe.com. Ao receber um link suspeito, a pessoa pode copiar o endereço e colar no site, que faz uma busca e revela se o link é tendencioso ou não.