HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO

Muito confiante, diz médica sobre recuperação de jovem atingida por ácido

A jovem de 19 anos foi atingida por ácido e se recupera no Hospital da Restauração; seu ex-marido e um amigo dele estão presos suspeitos do crime

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 11/07/2019 às 13:52
TV Jornal
FOTO: TV Jornal

A vítima de um ataque com ácido sulfúrico no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, continua internada na UTI do Hospital da Restauração. Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (11), uma semana após o episódio, a chefe do setor, doutora Fátima Buarque, disse que está confiante na recuperação da jovem de 19 anos.

Atingida por ácido sulfúrico em uma emboscada do ex-marido, no dia 4 de julho, a garota deu entrada na unidade consciente, mas precisou ser entubada 30 minutos depois. Ela apresentou um quadro de insuficiência respiratória.

A médica contou que o ácido atingiu o rosto, o pescoço, o tórax, os braços e parte das coxas da vítima. Ela está entubada e respira com a ajuda de aparelho, mas diariamente a sedação é retirada pois ela “mantém um grau de consciência”. “O pulmão dela ainda está comprometido pela inalação [do ácido] e pela inflamação consequente desse processo. A gente está muito confiante na recuperação dela”, destacou a médica.

Um oftalmologista da Fundação Altino Ventura está acompanhando a paciente, já que os olhos dela foram atingidos pelo ácido. Nos próximos dias, a equipe estuda a possibilidade de fazer uma traqueostomia na paciente, com o intuito de facilitar a respiração e retirar os aparelhos.

Confira outros detalhes na reportagem de Isa Maria:

Relembre o caso

Uma jovem de 19 anos sofreu queimaduras depois que um homem com a ajuda de um amigo jogou ácido sulfúrico no rosto da vítima. O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (5) na casa da mãe da vítima no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife.

Ela caminhava por uma escadaria, no bairro de Nova Descoberta, por volta das 23h, quando foi surpreendida pelo ex-marido, um agente de saúde, de 27 anos, e por um amigo dele, frentista. Os dois jogaram uma substância corrosiva na jovem e fugiram. Desesperada, ela começou a gritar.

Vizinhos tentaram jogar água na vítima, para tentar aliar a dor e o queimor, que eram muito grandes. Ela foi colocada dentro de um carro de um morador da área e levada às pressas para o Hospital da Restauração. A vítima deu entrada ainda consciente, mas teve que ser entubada.

A jovem teve queimaduras de terceiro grau no rosto, pescoço, tórax, braços, abdômen e coxas. Parte do cabelo dela chegou a cair.

A vítima e o suspeito foram casados por quatro anos e têm um filho de dois. A irmã da jovem, que pediu para não ser identificada, explica que o suspeito já torturava a mulher além de submeter a criança a maus-tratos. “Ela chegava em casa com marcas. Ela já chegou com queimaduras. Passou-se um tempo, ela engravidou. E era espancada também. Quando meu sobrinho nasceu, ele prendeu meu sobrinho, dentro do quarto, de camisa com o ar-condicionado ligado, e chorando”, contou.

Ainda de acordo com a irmã da vítima, houve negligência por parte da polícia. “Ela foi em delegacia e nada mudou. Os policiais não fizeram nada, ninguém fez nada para mudar alguma coisa. Ela foi agredida na frente do trabalho dela por duas mulheres e um homem. Ela foi na Delegacia da Mulher e nada. Só com medida [protetiva], mas ninguém prende ele. Minha avó teve que viajar pro interior com medo que ele fizesse alguma coisa com a minha prima ou com minha irmã. Eu quero que ele seja preso, porque o que ele fez foi uma crueldade. Minha irmã é capaz de ficar cega por conta dele”, denunciou a mulher.

Prisão dos suspeitos

O suspeito de jogar soda cáustica contra a ex-esposa de 19 anos se apresentou ao Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), no bairro do Recife, na tarde da segunda-feira (8). Contra ele, a Polícia Civil havia expedido um mandado de prisão preventiva. O homem de 27 anos nega ter atirado o produto contra a ex-companheira e acusa o amigo, que participou do crime, de ter jogado a substância.

Em depoimento à polícia, ele disse que queria dar um susto na ex-esposa, com quem foi casado por quatro anos e tem um filho.

O suspeito de ajudar o ex-marido da jovem a cometer o crime, foi autuado por lesão corporal grave e resistência. Ele foi preso em flagrante na sexta-feira (5). Os dois foram encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.