PRIMEIRO SEMESTRE

PE registra queda histórica nos assassinatos de mulheres em 15 anos

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, 102 mulheres foram mortas entre janeiro e junho deste ano

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 12/07/2019 às 17:00
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Pernambuco registrou o menor índice de assassinatos de vítimas do sexo feminino em 15 anos. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (12), pela Secretaria de Defesa Social (SDS). No primeiro semestre de 2019, o estado contabilizou 102 casos de mulheres vítimas de homicídio, uma queda de 19,7% em relação aos casos registrados, no mesmo período, no ano passado. Desse total, 27 foram feminicídios.

O secretário da SDS, Antônio de Pádua, comenta os números. “O Estado tem desenvolvido uma política bastante comprometida com a segurança das mulheres. Em 2017, o governador assinou o decreto de feminicídio, obrigada as delegacias a registrarem os crimes. A redução nesse primeiro semestre de 2019 é histórica, o menor número já registrado desde o início do Pacto pela Vida, disse.

Segundo a SDS, o número é 22,9% menor que os 35 casos do mesmo tipo contabilizados entre janeiro e junho de 2018. Embora, o estudo apresente uma baixa no índice desses crimes, o número ainda assusta.

Confira os detalhes na reportagem de Beatriz Albuquerque:

Número de homicídios tem queda

Nos últimos seis meses, também foi apresentada uma redução no número total de homicídios no estado. No primeiro semestre foram contabilizados 1.757 assassinatos, enquanto que no mesmo período em 2018, houve 2.284 crimes do mesmo tipo.

Especial #UmaPorUma

A violência contra a mulher é constante e frequentemente acaba em tragédia. Existe uma história para contar por trás de cada feminicídio, em Pernambuco. O especial Uma por uma contou todas. Em 2018, o projeto mapeou onde as mataram, as motivações do crime, acompanharam a investigação e cobraram a punição dos culpados. Um banco de dados virtual, com os perfis de vítimas e agressores, além dos trágicos relatos que extrapolam a fotografia da cena do crime. Confira o especial Uma por Uma aqui.