HOMENAGEM

Cine PE vai homenagear Graça Araújo na 23ª edição do evento

Graça foi apresentadora do maior evento de cinema no Norte e Nordeste do Brasil

Pedro Guilhermino Alves Neto
Pedro Guilhermino Alves Neto
Publicado em 16/07/2019 às 14:19
Léo Motta/ JC Imagens
FOTO: Léo Motta/ JC Imagens

No dia 29 de julho tem início a 23ª edição do Cine PE, no Cinema São Luiz, no Centro do Recife. Por 22 anos, a apresentadora da TV e da Rádio Jornal, Graça Araújo, apresentou o festival que é considerado o maior evento de cinema no Norte e Nordeste do Brasil.

Com a morte de Graça em setembro do ano passado, esta será a primeira edição sem a apresentadora. Para a abertura do evento está sendo preparada uma homenagem à jornalista. Uma das fundadoras do Cine PE e diretora do evento, Sandra Bertini, comenta os detalhes que estão sendo preparados para a cerimônia.

“Uma merecida homenagem para a Graça Araújo que trabalhou em todos os festivais fazendo o cerimonial do Cine PE. E essa homenagem vai ser a entrega do troféu Calunga de Ouro para uma pessoa da família de Graça e será apresentado um vídeo que vai demonstrar todo o empenho dela no Cine PE”, disse Sandra.

Confira os detalhes na matéria de Beatriz Albuquerque:

Nesta edição, o evento vai ser apresentado pela atriz pernambucana, Nínive Caldas, que este ano deu vida à personagem Maria Madalena na "Paixão de Cristo", de nova Jerusalém. Sandra Bertini conta a dificuldade da organização do evento em encontrar um novo mestre de cerimônias para o festival.

“Muito difícil. Graça tinha seu perfil, seu DNA, que no olhar a gente já se conhecia e trocava informações com facilidade, além do improviso quando acontecia algum problema. A pessoa que vai chegar e está habilitada a fazer a apresentação conosco é a atriz Nínive Caldas que vai se credibilizar ao público local e ao público que vem do Brasil todo para assistir o Cine PE”, afirmou.

Perguntada sobre a maior lembrança de Graça Araújo, durante os 22 anos à frente do Cine PE, Sandra Bertini destaca o profissionalismo e companheirismo da apresentadora.

“O que eu me lembro muito em Graça é o profissionalismo. Eu nunca tive problema de horário, com figurino, com Maquiagem com ela. Ela sempre me deu forças nos momentos difíceis nos festivais”, completou.

O Cine PE acontece entre os dias 29 de julho e 4 de agosto. As homenagens e exibições de filmes vão ser no Cinema São Luiz, a partir das 19h30. Os ingressos para as sessões são gratuitos e podem ser retirados, diariamente, na bilheteria do cinema, a partir das 17h30.