MOBILIDADE

Sem metrô para o Recife, passageiros de Camaragibe sofrem com poucos ônibus

Devido ao problema na Linha Centro do metrô, Grande Recife Consórcio de Transporte disponibilizou apenas duas linhas de ônibus para os passageiros

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 16/07/2019 às 11:41
Reprodução/ TV Jornal
FOTO: Reprodução/ TV Jornal

As 19 estações que fazem parte da Linha Centro do metrô continuam fechadas por conta do problema que afeta a operação do trecho desde o domingo (14). Por conta do feriado da padroeira do Recife, no Terminal Integrado de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, a movimentação é tranquila, nesta terça-feira (16).

Para ajudar no transporte dos passageiros de Camaragibe, o Grande Recife Consórcio de Transporte disponibilizou duas linhas de ônibus: Camaragibe (Conde da Boa Vista) e Camaragibe (Derby). Nesta terça, no entanto, apenas a primeira opção está disponível.

O operador de telemarketing Vanderson de Souza reclama da demora. “Está muito complicado. Mesmo sendo feriado hoje e diminuindo o fluxo de pessoas, não estão disponibilizando os ônibus na quantidade necessária. Temos que esperar bastante tempo”, contou.

Em Camaragibe, apenas a bilheteria da estação está funcionando, já que os passageiros podem pegar os ônibus.

Confira os detalhes na reportagem de Cinthia Ferreira:

Previsão de retorno

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife informou que as operações da Linha Centro do metrô, que estão interrompidas desde a manhã deste domingo (14), só serão normalizadas na quinta-feira (18). Neste domingo, não haverá operação. A partir desta segunda (15), a linha deverá operar em uma única via no trecho entre as Estações Ipiranga e Mangueira. Os usuários devem esperar um aumento no intervalo de tempo entre os trens.

Em nota enviada neste domingo, a CBTU comunicou que o prazo foi estendido porque “vários veículos especiais de manutenção estão paralisados por falta de recursos para recuperação”.

De acordo com a nota, a interrupção foi ocasionada pelo rompimento de um cabo no interior do conector, que levou ao rebaixamento da rede aérea, atingida por um trem durante viagem inspeção para a liberação da via. O incidente danificou 1km dos cabos do sistema que alimenta os trens, entre as Estações Ipiranga e Mangueira.