Previsão

Apac mantém alerta de chuvas para RMR e de cheia para Mata Sul

Há previsão de transbordamento de rios na Zona da Mata Sul

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 22/07/2019 às 7:36
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

É válido até o fim da tarde desta segunda-feira (22) o alerta de chuva emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima, Apac. O aviso abrange cidades da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul e Agreste do estado.

O meteorologista da Apac, Romilson Ferreira, afirma que a região mais afetada pela chuva foi a Mata Sul - inclusive com alerta de transbordamento dos rios.

“A gente teve alerta de cheia ontem para a Mata Sul, especialmente para Barreiros, e o sistema ainda deve ter chuva de moderada a forte na Mata Sul. Essa é uma preocupação a mais.”

O meteorologista orienta quem vai pegar a estrada. ”A gente está sob alerta, principalmente na Mata Sul, quem for viajar é importante que entre em contato com a Defesa Civil.

O levantamento com a quantidade de chuva no estado deve ser divulgado no fim da manhã.

A coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) disponibiliza o telefone 199 para orientar moradores e prefeituras. No Recife, as equipes estão de prontidão e para acionar os profissionais basta ligar o 0800 018 3400 repetindo 0800 018 3400. Em caso de chuva intensa, a recomendação para os moradores de áreas de risco é deixar os imóveis e procurar abrigo em local seguro.