Ditadura militar

Presidente da OAB quer que Bolsonaro se explique no STF

Felipe Santa Cruz quer que o presidente da República explique declarações sobre o desaparecimento de Fernando Santa Cruz durante a ditadura militar

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 31/07/2019 às 10:27
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Em entrevista ao Passando a Limpo desta quarta-feira (31), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz afirmou que vai a OAB vai ao STF exigir um pedido de explicações do presidente Jair Bolsonaro sobre as declarações que o mesmo deu sobre a morte do pai de Felipe, Fernando Santa Cruz, desaparecido no regime militar. Ele ressaltou que não está discutindo um pedido de impeachment de Bolsonaro.

Leia também: Bolsonaro: "pretendo respeitar a Lei da Anistia"

“Vários juristas têm defendido que há crime de responsabilidade nessa fala do presidente, mas eu quero separar o filho do presidente da ordem. Não há uma discussão na ordem hoje sobre pedido de impeachment do presidente Bolsonaro. O que nós estamos pedindo ainda no dia de hoje, assinado por sete ex-presidentes do conselho federal da Ordem dos Advogados, é um pedido de explicações em relação à memória do meu pai, um estudante pernambucano de Direito, assassinado na ditadura de forma absolutamente violenta, que teve a memória ofendida por declarações do presidente que são absolutamente inconcebíveis, lamentáveis, difíceis até de qualificar. Nós vamos fazer esse pedido porque o presidente declarou saber fatos que a minha família não sabe, disse publicamente se eu queria saber esses fatos. Quero dizer aqui, de público, que quero, vou dizer isso ao Superior Tribunal Federal e reputando que o presidente tem uma obrigação de defender a Constituição e se portar. Fico feliz que os assessores estão dizendo isso a ele porque ele precisa se portar à altura da dignidade do cargo. A presidência da República é uma instituição", disse Felipe Santa Cruz.

Ouça a entrevista com Felipe Santa Cruz na íntegra:

O jurista pernambucano José Paulo Cavalcante também comentou sobre o papel da Comissão da Verdade, criada em 2011 para investigar os desaparecidos durante a ditadura.

Ouça: