AMAMENTAÇÃO

Aleitamento materno: Agosto Dourado lembra importância do apoio à mãe

Durante o mês de agosto diversas atividades serão realizadas com o objetivo de reforçar importância do aleitamento materno

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 01/08/2019 às 15:53
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Começou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ao todo, 170 países celebram a semana. Em Pernambuco, a campanha é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde, e traz como lema, para este ano, a frase "Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!".

A Semana de Aleitamento Materno abre o calendário da secretaria para a campanha “Agosto Dourado”. A coordenadora estadual de aleitamento materno, Marília Macêdo, explica a origem do termo. “Agosto Dourado porque o leite materno é considerado padrão ouro, alimento mais rico que nós temos e a campanha acontece nos bancos de leite, nos postos de coleta, nos hospitais amigos da criança, nas regionais de saúde, nos seus municípios. Toda a equipe que trabalha com aleitamento materno realiza várias ações em agosto, como rodas de conversas e palestras”, disse.

Rede de apoio é fundamental

A iniciativa propõe a extensão do debate sobre a amamentação aos pais, à família e à toda comunidade. A questão da relação entre a saúde mental e o processo do aleitamento materno também faz parte das atividades.

A coordenadora detalha a importância do apoio às mães. “É um momento em que a mãe está recebendo esse filho, está criando um laço afetivo. Então, é mais do que a questão nutrição”, apontou.

Confira os detalhes na reportagem de Beatriz Albuquerque:

Programação nos hospitais

Nos dias 6 e 7 de agosto, o Hospital Barão de Lucena, localizado na Avenida Caxangá, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, vai realizar atividades voltadas ao incentivo do aleitamento. Já no Hospital Agamenon Magalhães, localizado no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, vai ser realizado um café da manhã especial para as mães em acompanhamento no alojamento canguru e nas unidades de terapia intensiva e de cuidados intermediários. As atividades acontecem durante todo o mês de agosto.