SERÁ?

Entenda origem de suposto alerta de tsunami no Nordeste

Tsunami poderia atingir cidades como Recife, Fortaleza e João Pessoa e assunto foi um dos mais comentados do Twitter

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/08/2019 às 16:50
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Na noite deste domingo (4), as redes sociais foram tomadas por um assunto: tsunami. Para ser mais específico, um tsunami no Nordeste. É que um terremoto real de magnitude 5.8 foi registrado na região do Oceano Atlântico, a cerca de 1.100 quilômetros da costa de Natal, no Rio Grande do Norte.

De acordo com textos publicados em portais de notícias e redes sociais, por causa do tremor, um tsunami poderia atingir cidades como Recife, Fortaleza e João Pessoa, devido à proximidade com a costa do Nordeste brasileiro.

O geofísico do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Eduardo Menezes, contraria o que foi amplamente compartilhado, e explica que o tremor foi normal. Para ele, o que aconteceu foi uma interpretação equivocada de dados.

De acordo com o especialista, as possibilidades de um tsunami atingir o Nordeste são pequenas. Segundo Eduardo, ainda que o tremor pudesse provocar uma onda gigante, o sistema de alerta, específico para esses casos, seria acionado.

Confira os detalhes na reportagem de Max Augusto:

Repercussão nas redes sociais

O assunto ganhou tanto destaque nas redes sociais que o termo tsunami rapidamente chegou aos Trending Tropics do Twitter. E como na internet ninguém perde a piada, logo os memes surgiram. Confira alguns: