RELACIONAMENTO

Terapeuta de casal diz que traição não destrói relacionamento e que o perdão requer tempo

A terapeuta de casal e família, pesquisadora e escritora Cris Manfro acredita que uma traição pode desestabilizar, mas não destruir

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/08/2019 às 18:26
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Poucas coisas são tão dolorosas em uma relação a dois quanto a traição por uma das partes. Não importa se a traição foi descoberta ou se a pessoa que traiu revelou, geralmente essa é uma situação muito delicada e que causa muitos sentimentos. A pessoa traída pode se culpar pelo erro da outra parte, pensar que não existe mais amor ou até mesmo questionar a índole do (a) parceiro (a).

A terapeuta de casal e família, pesquisadora e escritora Cris Manfro aconselha os casais sobre como superar uma traição e diz que a infidelidade não é uma coisa destruidora. “Ela é uma coisa que desestabiliza, desregula, desestrutura, mas não necessariamente destrói. A gente tem muito a ideia de que a infidelidade é a ausência de amor e isso é uma inverdade porque muitas pessoas amam e acabam traindo por ‘n’ motivos”, apontou.

Para superar uma traição, ela destaca que quem pisou na bola precisa ter empatia com a outra pessoa assumindo o erro e, principalmente, demonstrando arrependimento. “Um arrependimento sincero. Restabelecer a confiança é uma coisa que requer várias coisas”, enfatizou. “O amor tem muito de decisão. Quando um casal decide ficar junto depois de passar por uma situação de crise dessas ele tem várias coisas a serem feitas como disciplina com o amor, instituir uma transparência para que as coisas sejam abertas, romper o vínculo com a terceira pessoa para que o foco seja realmente no restabelecer a conexão do casal”, apontou.

De acordo com ela, reações agressivas não restabelecem o sentimento. “A gente sabe que o ressentimento, a raiva, a violência, as agressões verbais não restabelecem o amor. O que restabelece são atitudes de amor, que venham a deixar as dores pequeninas”, afirmou.

Ela lembra que superar a dor requer tempo e fala sobre o perdão. “O perdão é um processo. A coisa mais bonita que eu já ouvi sobre perdão foi que é tirar os entulhos, o lixo que ficou dentro da gente e isso requer tempo”, disse a psicóloga.

No entanto, a especialista destaca que as às vezes a traição acontece porque o casal já não deseja mais estar junto. “Tem vezes que o casal percebe que a infidelidade veio oriunda de uma desconexão do casal, ou seja, um já não quer mais a relação ou às vezes até os dois. [É preciso] Ajudar os casais também a poderem seguir carreira solo quando não tem mais amor ou uma conexão saudável (...) o que não pode hoje em dia é as pessoas perderem tempo vivendo mal”, aconselhou Cris Manfro.

Confira os detalhes na entrevista:

Evento no Recife

Cris Manfro estará no Recife no dia 10 de agosto para ministrar um workshop sobre infidelidade. O tema do encontro será 'superando ressentimentos e fortalecendo o amor'. O evento ocorrerá no auditório do Impact Hub Boa Viagem, na R. Ten. João Cícero, 301, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Detalhes sobre preços, horários e programação no site do evento.