DRACO

Polícia prende 9 pessoas por fraudar licitações em Amaraji e Gameleira

A quadrilha conseguiu fraudar mais de R$ 1 milhão em licitações nas cidades de Gameleira e Amaraji

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/08/2019 às 15:55
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A Polícia Civil cumpriu nove mandados de prisão e 20 de busca e apreensão para combater fraudes em licitações nos municípios de Gameleira e Amaraji, na Zona da Mata Sul do Estado. Entre os presos está a ex-prefeita de Gameleira. As operações foram desencadeadas nesta quarta-feira (7) e os detalhes apresentados nesta quinta-feira (8).

O líder da quadrilha foi identificado como Geraldo Gonçalves, um advogado que envolveu filha, esposa e sobrinha no esquema. Só em fraudes de licitação, o grupo conseguiu movimentar mais de R$ 1 milhão nas cidades de Gameleira e Amaraji. Foram duas operações: "Carta Marcada" e "Sequência Real".

As investigações que deram origem à "Carta Marcada" tiveram início em dezembro de 2018, como explicou a delegada do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado Draco, Silvana Lelis. “A [operação] Carta Marcada surge inicialmente em dezembro, até maio se identificou a possibilidade de ampliar para um outro município onde também se verificava a atuação dessa organização criminosa”, disse.

Os alvos das operações foram ex-servidores das Prefeituras de Gameleira e Amaraji que, na gestão passada, fraudavam licitações de serviços de assessoria técnica e jurídica.

Segundo a delegada, as operações foram desencadeadas de maneira concomitantes para que as investigações não fossem prejudicadas. “Os mandados foram originários de duas comarcas distintas porque a Carta Marcada tem um volume maior de provas e as prisões pedidas. A outra operação foi iniciada em maio”, disse.

A investigação continua e as empresas estão impedidas de participar de novos processos licitatórios.

A delegada apontou que o trabalho desenvolvido com outros órgãos de controle como o Ministério Público, Tribunal de Contas, CGE e CGU tem sido importante para desarticular os esquemas criminosos.

Os detalhes na matéria de Betânia Ribeiro: