Saúde

Caruaru registra mais cinco casos suspeitos de sarampo

Os casos não foram confirmados, mas as equipes de saúde do município já estão se mobilizando em caso de confirmação do sarampo

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 09/08/2019 às 10:31
Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Caruaru registrou, nesta sexta-feira (9), cinco casos suspeitos de sarampo na cidade, além de dois identificados no mês de julho. Os casos ainda não foram confirmados, mas as equipes de saúde do município estão em alerta para o caso de um resultado positivo para o sarampo. Os casos suspeitos foram isolados, e todas as pessoas que tiveram contatos com eles foram procuradas e vacinadas.

Leia também: Secretaria de Saúde investiga seis casos suspeitos de sarampo em PE

O coordenador de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Caruaru, Efraim Naftali, destacou que os casos estão sendo investigados.

"Não foram confirmados, porque os pacientes apresentaram sintomas parecidos com arboviroses. O exantema (manchas vermelhas no corpo) é comum tanto ao sarampo, quanto à dengue. A gente encaminhou para o Lacen, que o laboratório de referência. Assim que o laboratório sinalizar o resultado, vamos informar, mas independente de resultados, a nossa equipe já está se mobilizando, atualizando cartão de vacinas, fazendo busca ativa dos casos. Todo o trabalho que é demandado pelo protocolo, vem sendo feito”, esclareceu.

O coordenador também alertou a população para que “aqueles que não sabem se são vacinados, ou estão com o esquema do cartão de vacina atrasado, procurem uma unidade de saúde para serem vacinados".

A última vez que o sarampo foi registrado em Caruaru foi em 2014, com cinco casos confirmados. A Secretaria de Saúde também orienta a população para que os cartões de vacina sejam atualizados, em caso de atrasos, e principalmente para criança menores de 5 anos. Aqueles que apresentarem sintomas, devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima a sua residência.