Saúde

Adultos e crianças devem atualizar caderneta de vacinação

Doenças causadas por vírus e bactérias podem ser evitadas com a vacinação em dia

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 14/08/2019 às 11:19
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Manter o calendário de vacinação em dia é uma obrigação não só para as crianças, mas também para os adultos. As doses protegem contra vírus, bactérias e podem ser encontradas gratuitamente nos postos de saúde. A Coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, explicou na manhã desta quarta-feira (14), a necessidade de manter as vacinas em dia.

"É importante está com as vacinas em dia porque você vai evitar ter as doenças causadas por vírus ou por bactérias. Então é importante não só ter a vacinação em dia, como também guardar a carteira de vacinação", disse.

Em relação a aqueles que perderam o cartão de vacinação, Elizabeth alertou que é possível tomar a vacina mesmo sem a carteirinha.

“Vacina não comprovada significa vacina não realizada. Se ela não tiver a carteira, ela tem que fazer as vacinas do calendário próprio para sua idade. Quando acontece de ter perdido a carteira, pode ir na unidade onde foi feita a vacina e solicitar uma segunda via da carteira. É levar um documento de identidade para poder ser feita a carteira de vacinação”, esclareceu.

Em Pernambuco, seis jovens estão sendo investigados possivelmente com sarampo. Segundo Elizabeth, existe a possibilidade dos jovens não estarem com a vacinação em dia.

“Sim, alguns estavam com a primeira dose. Para a idade deles, deveriam ter duas doses. Então fizeram uma dose e não fizeram a segunda. É importante que eles cumpram o que o calendário determina”, explicou.

Para tomar as doses, basta se dirigir a qualquer posto de saúde. A vacina é gratuita.