MORADIA

Holiday: famílias têm até segunda (19) para retirarem objetos de depósito da prefeitura

O Edifício Holiday, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foi interditado no dia 23 de março deste ano

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 15/08/2019 às 15:53
Bobby Fabisak/ JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/ JC Imagem

Os moradores do Edifício Holliday, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, têm até a próxima segunda-feira (19) para retirarem seus pertences do depósito onde foram colocados os bens das famílias.

Das 120 mudanças que foram feitas do Holiday para os galpões da prefeitura, atualmente existem 94 mudanças em um galpão localizado na Avenida Recife, no bairro de Areias, na Zona Sul da capital pernambucana. Dessas 94, a prefeitura entrou em contato e só conseguiu localizar 30. Destes, nove informaram que não têm interesse em buscar esses pertences, apenas três revelaram que vão querer recuperar os bens.

O secretário-executivo da Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, diz que é preciso encontrar essas 64 famílias que ainda não foram localizadas para dar um destino ao material. “Por isso o chamamento público. Houve essa carta de informação para a população que em 60 dias seria esgotado o prazo (...) A gente tem sempre entrado em contato e a gente espera, com a ajuda da imprensa, chegar nessas 64 pessoas para definir o que vai ser feito com esse material”, detalhou.

Sobre aqueles que querem os bens de volta, mas que não têm para onde levar o material ele afirma que a prefeitura tem ajudado desde o início, mas que as soluções precisam ser encontradas com o apoio também das famílias.

Confira os detalhes na reportagem de Lílian Fonsêca:

No caso de não encontrar as famílias, ele adianta qual pode ser o destino dos objetos. “Muita gente deixou como bens descartáveis, mas não é a gente o que vai decidir (...) Nosso objetivo maior é encontrar esses 64 pertences, caso não encontremos existe a grande possibilidade de fazer doação para instituições de caridade”, apontou.

O Edifício Holiday tem 476 apartamentos.

Relembre o caso

O Edifício Holiday, localizado no bairro de Boa Viagem, foi construído em 1957
O Edifício Holiday, localizado no bairro de Boa Viagem, foi construído em 1957
Felipe Ribeiro/ JC Imagem

No dia 23 de março, o Edifício Holiday foi completamente desocupado. Com o edifício completamente desocupado, a Prefeitura do Recife e a coordenação da operação fizeram o restante da remoção dos pertences que permaneceram nos apartamentos.

O Holiday é um prédio da década de 1950, e foi construído em meio a alta especulação imobiliária da Praia de Boa Viagem, na época. O tempo se passou e o prédio começou a ser ocupado.

Nos 17 andares, moravam cerca de 3 mil pessoas, nos 476 apartamentos que o Holiday tem. O grande problema é que o Holiday não vinha recebendo a assistência necessária. Por conta disso, a parte estrutural e as fiações elétricas do edifício foram se degradando. E esse foi o grande motivo para que na semana passada, a justiça determinasse a desocupação dos moradores do Holiday.

A medida de desocupação e interdição do Holiday foi tomada na terça-feira (12) em sentença dada pelo juiz Gomes da Rocha Neto, da 7ª vara da Fazenda Pública da Capital. A decisão saiu após requerimento feito pela Prefeitura do Recife, onde foi identificado que o prédio apresenta problemas estruturais e risco de incêndio, devido às precárias condições da rede elétrica do local.