Alerta

Pernambuco tem casos confirmados de sarampo e entra em estado de alerta

Os diagnósticos confirmados são de três pessoas que viajaram em excursão para Porto Seguro, na Bahia, e um paciente que manteve contato com o grupo

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 16/08/2019 às 10:56
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Quatro casos de sarampo foram confirmados nesta sexta-feira, (16), em Pernambuco, onde dois foram confirmados no Recife, e os outros dois em Caruaru, Agreste pernambucano. A superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo, explica como está sendo feito o mapa de investigação dos casos.

"Entramos em contato para saber quem estava com sintomatologia. Os indivíduos que apresentaram sintomatologia no pós contato, que é o período de transmissibilidade, esse grupo nós investigamos, coletamos exames, identificamos por onde eles circularam para deflagrar o bloqueio vacinal e estamos monitorando eles e os contatos", esclareceu.

A confirmação dos casos aconteceu depois que um grupo, com cerca de 180 pessoas, viajou para Porto Seguro, na Bahia, no final de junho e início de julho. Chegando lá, esses pernambucanos tiveram contato com um instrutor de São Paulo que estava com a doença. Com isso, alguns foram contaminados com o sarampo. Ana Catarina garante que é preciso ficar alerta para evitar um possível surto de sarampo no Estado.

"Estamos com a circulação do vírus do sarampo em vários estados do país e em várias localidades do mundo, e as pessoas transitam o tempo todo. A vacina é a medida mais eficaz, então nesse momento nós precisamos manter a vacinação em dia para garantir, de fato, a não reintromissão do vírus em Pernambuco", disse.

Prevenção

Ana Catarina também explica o que a população deve fazer para prevenir a doença.

"A população entre 12 meses e 29 anos de idade precisa ter duas doses da vacina tríplice viral. A população entre 30 e 49 anos de idade, precisa de uma dose única. Todo indivíduo precisa ter essa vacinação em dia, pois mesmo aqueles que já tiveram sarampo, pode acabar sendo acometido pela caxumba ou rubéola. Então precisa receber a vacina da tríplice viral para não adoecer das outras duas doenças que a vacina protege", concluiu.