OPORTUNIDADE

TRT realiza Semana Nacional de Aprendizagem

O evento do TRT é uma oportunidade para qualificação profissional de jovens e adolescentes

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 16/08/2019 às 17:30
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Ter uma oportunidade como aprendiz é o desejo de muitos jovens que querem entender logo cedo como funciona o mercado de trabalho. Pensando nisso, será iniciada a Semana Nacional de Aprendizagem, que começa já nesta segunda-feira (19) e se estende até a sexta-feira (23) sexta-feira. Na programação, os participantes vão poder acompanhar palestras, audiências públicas e outras ações, que vão esclarecer a importância da lei de aprendizagem, sancionada em 2000.

Durante a semana, duas audiências públicas vão ser realizadas. A primeira vai ocorrer no dia 21 de agosto, no auditório da Prefeitura de Olinda. A segunda acontece no dia 22 de agosto no auditório da Faculdade dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes.

De acordo com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), em Pernambuco, Paulo Alcântara, a semana vai trazer a importância das obrigações e benefícios da lei de aprendizagem.

De acordo com a lei de aprendizagem, todas as empresas de médio e grande porte do país precisam reservar um percentual mínimo de contratações de aprendizes. Do lado do aprendiz, é necessário que ele tenha presença assídua, seja na escola ou na universidade, como destacou o desembargador.

Nos dias de evento, os espaços dos auditórios da Prefeitura de Olinda e da Faculdade dos Guararapes, em Jaboatão, vão disponibilizar um cadastro para candidatos a vagas de jovem aprendiz. É necessário levar um documento de identificação e uma declaração de matrícula escolar.

A Semana de Aprendizagem é uma iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de estímulo à aprendizagem da Justiça do Trabalho, em parceria com diversos órgãos.