HABITAÇÃO

Brasil tem 7 milhões de famílias morando em condições precárias

No Brasil, mais de 100 mil pessoas não têm sequer um “teto” para morar

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/08/2019 às 17:32
Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (21) é celebrado o dia da habitação. No Brasil, seria necessário construir 7 milhões de moradias para abrigar as pessoas que vivem em situação precária. Vale lembrar, que mais de 100 mil pessoas não têm sequer, um “teto” para morar. Os números são da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com o objetivo de analisar os desafios que envolvem o tema, a organização sem fins lucrativos Artemisia e a Gerdau apresentam a tese de impacto social em habitação.

Segundo um cálculo realizado pelo Instituto Mckinsey, uma das fontes para o levantamento da Artemisia, um terço da população mundial urbana vive em favelas e assentamentos informais.

Para retirar todas as pessoas que vivem dentro desse quadro, seria necessário, que até o ano de 2025, um bilhão de novas casas fossem construídas.

Daniela Gerez, representante da área de conhecimento da Artemisia, pontua os principais desafios identificados pelo levantamento. “Alguns resultados mostram que os principais desafios habitacionais do Brasil são concentrados principalmente nas áreas urbanas, nas regiões metropolitanas e atingem especialmente as pessoas de baixa renda, aquelas que ganham até três salários mínimos”, revelou.

Confira os detalhes na reportagem de Beatriz Albuquerque:

Agora, a organização busca empreendedores interessados em ajudar a solucionar esses desafios. Para participar e saber mais informações acesse o site.