LULA

'Eu tenho certeza que houve abusos', diz advogado de Lula

O advogado do ex-presidente falou com exclusividade à Rádio Jornal

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 21/08/2019 às 0:14
ABr
FOTO: ABr

O advogado Cristiano Zanin, em entrevista ao programa Balanço de Notícias da Rádio Jornal, falou sobre diversos assuntos a respeito dos processos envolvendo o ex-presidente Lula. Temas como o projeto de lei que trata do abuso de autoridade, divulgação de mensagens de membros da operação Lava Jato, progressão de pena e transferência de Lula foram abordados pelo defensor.

Ouça a entrevista:

Projeto de abuso de autoridade

“Eu tenho certeza que houve abusos. Nós inclusive sempre enumeramos, por exemplo, a divulgação de conversas interceptadas, inclusive conversas pessoais da falecida Marisa com seus familiares. Nós tivemos também a interceptação do principal ramal do nosso escritório de advocacia, para que fosse acompanhada a estratégia de defesa do ex-presidente. São alguns dos principais abusos que ocorreram.”

Liberdade de Lula

“Nós temos alguns recursos em tribunais superiores que poderão ser julgados a qualquer momento. Temos um habeas corpus que trata da suspeição do ex-juiz Sergio Moro, além de um habeas corpus que trata da suspeição dos procuradores da Lava Jato. Nós mostramos que esses agentes não atuaram dentro dos limites que a lei permite. Por isso que a condenação devem ser anuladas na justiça e a liberdade seja restabelecida o quanto antes.”

“Se o pedido de anulação for acolhido o processo volta a fase inicial, aí serão discutidas novamente as provas, inclusive as provas de inocência que nós apresentamos e que não foram adequadamente analisadas até o momento.”

“O que se busca é a anulação dos processos”

Intercept

“As minhas conversas com Sergio Moro ocorreram em audiência. Nunca conversei com ele por telefone ou por aplicativo.”

“O que se vê ali nas mensagens divulgadas é um contato permanente do ex-juiz com os procuradores numa situação que mostra uma coordenação por parte do ex-juiz nos atos da acusação. É evidente que isso é incompatível com o devido processo legal”

Progressão da pena de Lula

“Nosso objetivo real e efetivo é que o supremo reconheça a nulidade dos processos e restabelece a liberdade plena do ex-presidente lula, tanto é verdade que Lula disse em entrevista que não quer a progressão de pena e sim a liberdade plena.”

Transferência de Lula

“Por 10 votos a 1 ,o Supremo decidiu que não deve haver qualquer transferência antes que haja a finalização do julgamento do habeas corpus. Nós temos a expectativa que o habeas corpus seja concedido pelo STF e que o ex-presidente possa sair de Curitiba com a liberdade plena.”