Problema

Parte do Metrô do Recife fica sem funcionar por falha na estação sul

Problema na alimentação de energia da linha Sul do metrô do Recife deixou passageiros com dificuldades em utilizar o transporte na manhã desta quinta-feira (22)

JC Trânsito
JC Trânsito
Publicado em 22/08/2019 às 7:38
@lalacrr, via Twitter
FOTO: @lalacrr, via Twitter

Atualizada às 10h55

Após uma falha na alimentação de energia da linha Sul do metrô do Recife, passageiros encontram dificuldades em utilizar o transporte na manhã desta quinta-feira (22). Um trem parou entre as estações Tancredo Neves e Shopping e os usuários andaram pelos trilhos para voltar para a estação, mas os trens não estão circulando.

A CBTU Recife informou que a Linha Sul do Metrô voltou a operar por volta das 10h20. e as Linhas Centro e VLT estão com circulação normal desde o início do dia.

A linha Sul do metrô do Recife é composta por 10 estações, sendo elas: Largo da Paz, Imbiribeira, Antônio Falcão, Shopping, Tancredo Neves, Aeroporto, Porta Larga, Monte dos Guararapes, Prazeres e Cajueiro Seco. Em março deste ano, a linha Sul passou dois dias sem funcionar, devido a um problema na rede aérea, que leva energia para os trens.

Confira a reportagem de Juliana Oliveira no local:

Confira a nota da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) sobre o problema desta quinta-feira:

"A CBTU Recife informa que por conta de falha elétrica um trem quebrou próximo à Estação Shopping, às 6h16 desta quinta-feira, 22. Neste momento, a equipe de manutenção da companhia está realizando o isolamento deste trem na rede aérea, para sua retirada de circulação, e por conta disso, a operação foi interrompida na Linha Sul. Assim que essa ação for concluída, o sistema volta a operar normalmente, mas com intervalo maior entre as viagens na manhã de hoje".

Linha Centro do metrô

Na manhã dessa quarta-feira (21), por volta das 7h, após uma queda de energia, o sistema de sinalização foi afetado e o metrô reduziu a velocidade dos trens, o que atrasou as viagens dos passageiros. O problema ocorreu entre as estações Coqueiral e Camaragibe, na Linha Centro do metrô. Segundo a CBTU, o problema foi solucionado uma hora depois.

Resposta do Grande Recife

O Grande Recife informa que está reforçando a frota e estendendo o itinerário de algumas linhas da Zona Sul da capital até o Centro da cidade para minimizar os impactos da paralisação da Linha Sul do Metrô, na manhã desta quinta-feira (22). Dessa forma, os ônibus que fazem a 115 - TI Aeroporto/TI Afogados e 166 - TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) seguem até o Cais de Santa Rita. Já os veículos da linha 140 - TI Cajueiro Seco/Shopping Recife estão realizando o transbordo de passageiros no TI Aeroporto enquanto a linha 185 - TI Cabo está recebendo um reforço de frota e deve atender também, neste momento, o TI Cajueiro Seco e os usuários do Corredor da Avenida Mascarenhas de Morais. O reforço também vale para as linhas 023 - TI Aeroporto/TI Tancredo Neves, 024 - TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem) e 168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista).