EDUCAÇÃO

Ministro indica descontingenciamento das universidades em setembro

Weintraub diz que recursos de universidades federais podem ser desbloqueados

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 23/08/2019 às 11:27
Rafael Carvalho/Agência Brasil
FOTO: Rafael Carvalho/Agência Brasil

Em entrevista ao programa Passando a limpo na manhã desta sexta-feira (23), da Rádio Jornal, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que possivelmente os recursos contingenciados das universidades serão desbloqueados a partir do mês de setembro.
Segundo ele, dois veículos de comunicação fizeram uma “profissão de fé para deturpar a história do contingenciamento”, mas a aprovação da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados criou um ambiente favorável para a retomada da atividade econômica, permitindo descontingenciar os recursos para as instituições.

“Pegamos um orçamento do ano passado e a Lei de Responsabilidade Fiscal nos obriga a contingenciar quando tem uma queda muito grande na arrecadação. Se fosse corte, não teria como o dinheiro voltar agora. Eu havia dito na época que esperava mandar de volta a partir de setembro, porque vai passar a Previdência e as pessoas vão ficar mais tranquilas quanto a solvência do país, e vão voltar a investir. Os indicadores apontam que isso já está acontecendo. A sinalização é que vamos fazer o descontingenciamento em setembro”, garantiu.

Na entrevista, o ministro também analisou lista tríplice para escolha do reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

"Não há como escolher o reitor fora da lista tríplice. A lei determina que a comunidade acadêmica composta por professores, alunos e técnicos mandem os três nomes mais votados entre eles. Dentre esses três nomes, a gente escolhe um. O que pode acontecer é, havendo fraude, a gente pode indicar um pro tempore, isso é, por algum tempo até que se corrija a fraude ou numa situação limite até um interventor. Acredito que tudo vai correr dentro da normalidade", disse.

Ouça a entrevista na íntegra: