PESQUISA

Governo Bolsonaro é avaliado como ruim ou péssimo por 39,5% dos brasileiros

Pesquisa aponta que o índice de reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro voltou a crescer

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 26/08/2019 às 15:10
Alan Santos/PR
FOTO: Alan Santos/PR

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) é avaliado como ruim ou péssimo por 39,5% dos brasileiros, aponta pesquisa divulgada nesta segunda-feira (26) pelo instituto MDA em parceria com a CNT (Confederação Nacional do Transporte). O índice é maior que o registrado em fevereiro, quando 19% dos brasileiros reprovaram o governo de Bolsonaro.

Com relação ao jeito em que o presidente comanda o país, 41% aprovam, enquanto 53% desaprovam o jeito como Bolsonaro vem comandando o governo. A amostra indica ainda que 29,4% consideram o governo ótimo ou bom e 29,1%, regular. Não souberam ou não responderam 2% dos entrevistados.

Entre os pontos mais bem avaliados pelos entrevistados, estavam o combate à corrupção, segurança, redução de cargos públicos e também a redução de ministérios. Por outro lado, saúde, meio ambiente, economia e direitos humanos são as áreas mais mal avaliadas na pesquisa.

Rejeição a Eduardo Bolsonaro na embaixada

A pesquisa também mostra que a maioria dos entrevistados reprova o fato de o presidente querer indicar o seu próprio filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para a vaga de embaixador do país em Washington (EUA). 70% dos entrevistados disseram que consideram inapropriado o Presidente da República nomear o filho para ser embaixador do Brasil.

Foram realizadas 2.002 entrevistas entre os dias 22 e 25 de agosto, em 137 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.