EM FRENTE BRASIL

Cidade do Paulista será beneficiada por programa federal de segurança

Lançamento do programa federal de segurança aconteceu nesta quinta-feira (29) e contou com a presença do governador Paulo Câmara

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/08/2019 às 17:05
Carolina Antunes/PR
FOTO: Carolina Antunes/PR

Com o objetivo de combater a criminalidade nas cidades com os maiores índices de homicídios no país, o Governo Federal lançou nesta quinta-feira (29) o programa “Em Frente Brasil”. Os municípios onde o programa vai ser executado vão ser Ananindeua, no Pará; Goiânia, em Goiás; Cariacica, no Espírito Santo, São José dos Pinhais, no Paraná; e Paulista, aqui em Pernambuco.

O secretário municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, explica como o programa vai funcionar. "A Força Nacional vem reforçar a segurança no município com 100 homens, 20 viaturas que vão atender, em conjunto com a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e a Polícia Investigativa da Força Nacional", detalhou.

Em outubro de 2017, a Secretaria de Defesa Social (SDS) iniciou por Paulista o projeto piloto da Força-tarefa Vidas. O programa foi responsável pela integração da Divisão Norte de Homicídios, da Delegacia Seccional do Paulista e do Batalhão de Polícia Militar. Juntos, eles passaram a atuar nas ações de combate aos grupos de extermínio e tráfico de drogas.

No ano passado, foram registrados 127 homicídios. Manoel Alencar comenta os números e detalha os bairros onde os agentes da Força Nacional vão atuar.

Os detalhes na reportagem de Beatriz Albuquerque:

Projeto piloto

A ideia é que a partir dos resultados obtidos nas experiências dos cinco municípios-pilotos, o Governo Federal crie protocolos de segurança pública para serem difundidos no resto do país. As diretrizes vão ser requisitos obrigatórios para a liberação de recursos do fundo nacional de segurança aos estados e municípios.