SAÚDE

Ortopedista explica as principais causas das quedas entre os idosos

No Recife, calçadas esburacadas acabam aumentando os riscos de queda

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 29/08/2019 às 10:16
Reprodução / PIXABAY
FOTO: Reprodução / PIXABAY

Levar uma queda é um perigo para pessoas de todas as idades, e, no caso dos idosos, preocupa ainda mais. Em entrevista ao programa Passando a limpo na manhã desta quinta-feira (29), da Rádio Jornal, o médico ortopedista Hermes Wagner explica que a queda entre os idosos é algo comum, e que se torna ainda mais recorrente no período de chuva.

"A grande maioria dessas quedas acontece com a população idosa, acima de 60 anos. Eles têm mais predisposição a cair. Além de tudo, nós temos esse período chuvoso, onde na rua se criam poças de lama, que tem lodo, e isso aumenta muito o número de pessoas idosas caindo em período de chuva, porque escorregam naquela pocinha de água. O equilíbrio deles já não é o mesmo", afirmou.

Segundo o médico, a queda do idoso é considerada uma situação de saúde pública. Ele aponta que além das poças de água nas ruas, alguns dos principais vilões das quedas estão dentro de casa.

“O idoso deve ficar atento à luz noturna, principalmente pela madrugada. Não ter uma luz noturna quando ele acordar para ir ao sanitário e acabar tropeçando em alguma coisa é um risco. Outro ponto para ficar atento são os panos e tapetes que não são devidamente fixados e acabam enganchando os pés dos idosos”.

Hermes recomenda que os idosos sejam mais cautelosos na hora de se levantar na madrugada. “O próprio idoso, ou aquele idoso que tem uma diabete, uma pressão alta e quer ir ao banheiro a noite, não deve se levantar de uma vez. Tem que sentar um pouco, ver se não está mais tonto, porque às vezes quando se levanta de vez, ele fica tonto e acaba caindo”, disse.

Ouça a entrevista na íntegra: