URBANISMO

Prefeitura vai retirar feirantes próximo ao Mercado de São José

Um espaço foi construído no Cais de Santa Rita, a 100 metros do Mercado

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 29/08/2019 às 15:06
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

No próximo domingo (1º), 150 feirantes que trabalham no entorno do Mercado de São José, no centro do Recife, vão ser retirados do local. Os trabalhadores vão ser deslocados para um novo espaço no Cais de Santa Rita, que foi construído para receber 250 comerciantes.

Hernani Francisco, de 73 anos, começou a trabalhar próximo ao mercado ainda na década de 70, e lamenta ter que sair. "A situação está ruim, com o movimento parado", afirmou.

Já Ana Carolina Lima, que trabalha na feira há 30 anos, reclama que realizou o cadastro exigido pela Prefeitura, mas não recebeu o banco. "Disseram que não tem o meu nome na lista. Só me disseram que eu não ia ter banco e agora eu não sei onde vou ficar. Só Deus sabe", lamentou.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, descartou a possibilidade de feirantes cadastrados terem ficados sem banco. "Não há possibilidade de alguém nessa situação não ter conseguido banco. Agora, se alguém vendeu seu banco ou separou-se da mulher e acabou dividindo o patrimônio, eu não consigo verificar tudo isso", disse. Ainda de acordo com o secretário, “os feirantes que saírem, não voltarão mais”.