Sintomas

Criança é internada em Caruaru com suspeita de dengue grave

Menino de quatro anos é morador de Cupira e apresentou os sintomas da doença

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 30/08/2019 às 9:12
Divulgação/HMV
FOTO: Divulgação/HMV

Um menino de 4 anos morador de Cupira, no Agreste de Pernambuco, deu entrada no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, na última quarta-feira (28) com suspeita de dengue grave.

De acordo com a unidade de saúde, Luis Miguel Mendes de Souza estava apresentando febre e vômitos escurecidos há cerca de quatro dias. No hospital, um teste rápido para dengue foi realizado e apresentou resultado reagente para confirmar o quadro. Foi coletada uma amostra que será encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para realização da sorologia.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que foi notificada e está monitorando o caso.

Outro caso

Na cidade de Cupira, na semana passada, uma menina de seis anos faleceu com suspeita de dengue grave, conhecida como hemorrágica. A criança deu entrada no Hospital Municipal José Veríssimo de Souza no dia 20 de agosto, recebeu os primeiros atendimentos e foi transferida para o Hospital da Restauração, na capital pernambucana, onde, no dia 23, não resistiu e acabou morrendo.

A Prefeitura de Cupira informou que a gestão realiza constantemente ações de combate às endemias na cidade, com campanhas educativas em escolas, igrejas, órgãos públicos e ações em praças públicas.

Além disso também afirma que os imóveis do município recebem vistorias dos agentes municipais de saúde. Segundo os números da Secretaria Estadual de Saúde, de 30 de dezembro de 2018 a 17 de agosto de 2019, foram notificados 43.992 casos de dengue em Pernambuco. Destes 11.799 foram confirmados e 13.507 descartados. No mesmo período do ano passado, foram 17.760 dois casos suspeitos, um aumento de 147,7%.