FEIRA

Feirantes realocados começam a trabalhar no Cais de Santa Rita

O novo centro comercial tem capacidade para abrigar 450 feirantes

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 02/09/2019 às 11:47
Carlos Augusto / PCR
FOTO: Carlos Augusto / PCR

A partir desta segunda-feira (2), os feirantes que comercializavam no entorno do Mercado de São José, no Centro do Recife, agora passam a trabalhar no Centro Comercial no Cais de Santa Rita. O galpão tem capacidade para 450 feirantes e durante o fim de semana, quase 300 barraqueiros saíram dos antigos locais no entorno do mercado e ocuparam os novos boxes.

A feirante Tereza Cristiana, que vende frutas e verduras há mais de 30 anos no bairro de São José, afirma que está apreensiva com a transferência dos boxes .

"Eu estou achando ótimo. Está bonito, mas vamos ver se vai chegar freguês para gente. Se não melhorar, o jeito é a gente ir para rua. Tem muitos colegas da gente que está sem banco, são todos camelôs iguais a gente", disse.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, o centro comercial ainda está em fase de conclusão e que até o fim deste ano todos os ambulantes que trabalhavam nas ruas próximas ao mercado já estejam nos galpões.

"Sábado e domingo fizemos toda uma estruturação de trabalho aqui e tiramos todas as barracas verdes. Esse pessoal saiu para o anexo, que é próximo de onde se encontravam e agora essa feira está bem organizada. Aqui vamos ter uma alameda de sulanca, uma alameda de produtos eletrônicos, uma alameda de serviços, que ao longo deste ano vamos trazer para cá. A nossa preocupação é com a fiscalização para não permitir que as pessoas retornem para os locais que foram realocados", explicou.

No anexo, já funciona o Mercado das Flores e alguns boxes de refeições. Segundo a Prefeitura, a próxima mudança será dos sulanqueiros que ficam na calçada em frente ao Mercado. O Centro Comercial funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 19h e aos sábados até 13h.