ALERTA

Polícia Federal desmente boato do golpe da Turma da Mônica

O Chefe de Comunicação da PF também dá dicas para aqueles que sofrerem golpes nas redes sociais

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 03/09/2019 às 9:57
PIXABAY
FOTO: PIXABAY

A Polícia Federal (PF) alerta para o boato de um novo golpe que está circulando nas redes sociais. O golpe estaria envolvendo personagens da Turma da Mônica e os criminosos estariam aliciando crianças que usam as redes sociais pedindo o número do código de segurança e do cartão de crédito dos pais para estarem praticando esse golpe.

De acordo com a PF, não há vítimas registradas nem em Pernambuco e nem no Brasil. O chefe de Comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro, explica o boato que está circulando nas redes.

"Se trata de um boato que viralizou nas redes sociais, onde eles utilizam a Turma da Mônica para poder ter acesso às crianças e aos repasses de informações para pedir dados do cartão de crédito, como númeração, data de validade e também os três números do código de segurança que fica atrás do cartão", esclareceu.

Segundo Santoro, até o momento, tudo não passa de um boato.

“O próprio Maurício de Souza, através de sua página oficial desmentiu que a Turma da Mônica está fazendo esse tipo de abordagem. A segunda informação é que não houve nenhum tipo de pessoa que foi alvo ou vítima dos bandidos através desse golpe. Por essas duas razões, a gente considera que se trata apenas de um boato e não procede a informação”, garantiu.

Dicas de segurança

Ele afirma que aqueles que forem vítimas do golpe da Turma da Mônica, ou outro golpe nas redes sociais, procure imediatamente a Polícia Civil, e faça print das conversas, colhendo o máximo possível de informações.

Por fim, Santoro também dá dicas para garantir uma maior segurança em relação ao uso e proteção do cartão de crédito.

“Também é importante não deixar o cartão de crédito exposto dentro da casa, porque as pessoas podem pegar essas informações e aplicar golpes. Outra dica é para habilitar no celular um sistema que faça com que você receba informações das movimentações bancárias no seu celular. Apague os três números do código de segurança que fica atrás do cartão e memorize-o. Sem esse código não será possível efetuar compras. Por fim, informe aos seus filhos que eles jamais devem passar informações tanto pessoal quanto de cartões de créditos para estranhos, e principalmente, na internet”, concluiu.

Confira reportagem de Juliana Oliveira: