INTERDIÇÃO

Academias de ginástica são fechadas em Olinda por condições precárias

As academias não tinham profissionais de Educação Física, além apresentar de aparelhos em más condições de uso

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 04/09/2019 às 14:18
Reprodução / JC Imagem
FOTO: Reprodução / JC Imagem

O Conselho Regional de Educação Física (Cref) em parceria com a OAB-PE interditou três academias de ginástica na manhã desta quarta-feira (4), em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, cinco academias foram fiscalizadas e três delas foram fechadas por apresentarem condições precárias, além de não ter profissionais habilitados para o ensinar o exercício da atividade física.

Uma das academias que foram fiscalizadas está localizada no bairro de Sapucaia, em Olinda. Nela, o Cref identificou que o estabelecimento não estava registrado no Conselho e também não tinha profissionais de educação física na sala de musculação. Segundo o assessor técnico de fiscalização do Cref, Marcelo Santos, a academia foi notificada e terá um prazo de 30 dias para regularizar a situação.

"A academia foi notificada porque funcionava de forma clandestina. A notificação estabelece um prazo para que ela se regularize. A academia, enquanto estrutura física, tinha condições regulares, apesar de ter apenas um estudante orientando as atividades de musculação. Depois, um profissional chegou e por isso não fechamos a academia naquele momento", disse.

Já em outra academia, no bairro de Águas Compridas, o Cref identificou mais uma academia sem registro e com a estrutura do estabelecimento sem oferecer as mínimas condições de uso. Foi constatado piso irregular, equipamentos enferrujados, estofados rasgados, cabos de aço dos equipamentos partindo e sem profissionais de educação física. A academia foi fechada.

Denúncias

O assessor técnico de fiscalização do Cref reforça ainda a importância das denúncias. "Alertamos a população de que, quando for se exercitar na academia ou no box de crossfit, observe se a academia tem um certificado de registro. Todo estabelecimento regular tem o certificado de registro exposto. Outra orientação que dou é para que a população também veja se o profissional que está lhe instruindo possui o Cref, que é a habilitação legal para atuar com atividades físicas”, alertou.

Para realizar denúncias no Conselho Regional de Educação Física, o número é (81) 3314-7321