FISCALIZAÇÃO

PF apreende carga de peças para celular no aeroporto do Recife

A carga com displays e baterias para celular está avaliada em R$ 44 mil

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 04/09/2019 às 13:26
Reprodução/ Polícia Federal
FOTO: Reprodução/ Polícia Federal

Uma ação conjunta da Polícia Federal com a Receita Federal apreendeu nesta quarta-feira (4), no aeroporto do Recife, sete malas com mais de duas mil telas de celulares, além de 1.900 baterias de telefones e tablets de várias marcas de fora do país. Todo o material estava sem a nota fiscal. A carga é avaliada em R$ 44 mil. Os produtos chegaram ao Recife em um voo que saiu do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

O material foi encontrado durante uma fiscalização de rotina no aeroporto do Recife e estava com dois passageiros. Giovani Santoro, chefe de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, conta que o volume da carga chamou a atenção. “Quando isso acontece, levanta a suspeita dos profissionais que estão nos aeroportos e quando a gente começou a perguntar o motivo deles virem ao Recife eles não souberam responder e nem a quem iriam entregar o carregamento”, disse.

Segundo Giovani Santoro, as equipes já estão acostumadas com esse tipo de retenção no aeroporto. “A gente tem uma feira no centro da cidade onde se vende esses produtos eletrônicos, também em Caruaru e há a possibilidade de até lojas aqui de Pernambuco estarem recepcionando essa mercadoria para fazer consertos nos celulares”, explicou.

Suspeitos liberados

Os suspeitos têm um prazo de 20 dias para apresentar a nota fiscal. “Caso eles não apresentem a nota fiscal junto à Receita Federal esses bens são dados como perdimento, é feito um leilão e o dinheiro volta aos cofres públicos”, apontou.

Após o procedimento fiscal, eles foram liberados. Caso seja comprovado que os equipamentos não tiveram o pagamento do imposto devido para entrada no país, eles poderão sofrer sanções fiscais e ser indiciados pelo crime de descaminho. As penas variam de 1 a 4 anos de reclusão.