SAÚDE

Entenda como a ansiedade para engravidar afeta a fertilidade da mulher

Ginecologista explicou como a ansiedade para conseguir engravidar atinge o organismo da mulher

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/09/2019 às 14:54
Ana Nascimento/MDS/Portal Brasil
FOTO: Ana Nascimento/MDS/Portal Brasil

Para algumas mulheres, a maternidade é um sonho. Mas as cobranças externas e internas e ansiedade com a gravidez podem dificultar a realização desse objetivo.

A ginecologista Isabel Cristina explica a relação entre a fertilidade e o estado emocional. “Todo o sistema hormonal está todo ligado ao sistema límbico, que é onde você recebe as informações do meio exterior transmite nesse eixo hormonal. Então, tudo que você recebe no meio exterior como todas as suas emoções são captadas e alteram o sistema hormonal”, disse.

A dra. Isabel Cristina também lembra como o estado emocional da mulher interfere na saúde ginecológica. “Um dos fatores é a questão da imunidade porque o estresse está intimamente ligado ao sistema imunológico. O estresse altera a flora vaginal”, afirmou.

"Prazo" para engravidar

De acordo com a ginecologista, o "prazo médio" para engravidar quando a mulher tem menos de 35 anos é de um ano. A partir dessa idade, a capacidade de fertilidade se reduz, o que não significa que não possa haver uma gravidez ou que o casal seja infértil.

A médica aconselha as mulheres quanto às alternativas para engravidar. “Se elas puderem investir antes de 35 anos seria muito melhor (...) Aquelas que não puderam, [aconselho] elas a procurarem fazer reversa ovariana, a partir dos 35 anos de idade”, apontou.

Em caso de dificuldades ou dúvidas, a orientação é buscar ajuda profissional.

Confira os detalhes na reportagem de Beatriz Albuquerque: