REENCONTROS

Veja como está a menina que salvou seus livros e ganhou uma nova vida

Em 2017, Rivânia do Ramos tinha 8 anos quando sua casa foi inundada após fortes chuvas e escolheu salvar seus livros

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 09/09/2019 às 17:41
Bobby Fabisak/ JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/ JC Imagem

Em maio de 2017, a Zona da Mata Sul do estado foi atingida por fortes chuvas e milhares de pernambucanos precisaram abandonar as próprias casas para fugir da enchente. Entre os desabrigados estava Rivânia Rogéria do Ramos Silva, que tinha apenas 8 anos de idade. Ela ficou conhecida nacionalmente por ter salvado os livros, mesmo sem saber ler.

A menina morava em Várzea do Una, distrito de São José da Coroa Grande. A garota estava com a avó quando a água do Rio Una começou a invadir a casa. Dona Maria Ivone da Silva, avó de Rivânia, entendeu que era a hora de largar tudo e salvar a vida. “Eram aqueles bolos dentro de casa, não dava para salvar nada”, lembrou.

Bobby Fabisak/ JC Imagem
Menina salvou os livros e ganhou novas oportunidades na vida - FOTO:Bobby Fabisak/ JC Imagem
Bobby Fabisak/ JC Imagem
Rivânia ao ladeada pelos avós - FOTO:Bobby Fabisak/ JC Imagem
Bobby Fabisak/ JC Imagem
Rivânia com os avós catando marisco no mar - FOTO:Bobby Fabisak/ JC Imagem

A água já estava no pescoço da menina quando um rapaz de jangada a socorreu. Dona Maria Ivone disse para a menina pegar apenas o essencial. Rivânia escolheu um par de sandálias, duas mudas de roupas e dois livros escolares: um de história e outro de ciências.

As ajudas

As imagens da menina na jangada rodaram as redes sociais. Ela ganhou casa, livros, roupas, alimentos. Rivânia hoje é aluna do 4º ano numa escola particular e um empresário do Sudeste assegurou seus estudos até a faculdade.

 

Entre a tragédia e os dias atuais, muita coisa mudou. A menina que sensibilizou o Brasil aprendeu a ler. “Aprendi a ler, a respeitar os mais velhos, não pode ‘soltar’ bullyng para os outros. Eu queria ser ou pediatra ou trabalhar no banco”, contou.

Os dois livros que a menina salvou ainda estão com ela, bem guardados e protegidos para sempre.

Reencontro

A história de Rivânia Rogéria faz parte do projeto do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação que vai publicar reportagens em textos, fotos e vídeos, para contar a vida de personagens que, com suas histórias, marcaram o noticiário. A menina é a primeira personagem da série #Reencontros.