RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Procon Recife faz ação de conscientização aos consumidores no Recife

Ação acontece na Praça do Derby, no Centro do Recife.

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 10/09/2019 às 10:14
Reprodução / TV Jornal
FOTO: Reprodução / TV Jornal

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 29 anos nesta quarta-feira (11). O Procon do Recife preparou uma ação na Praça do Derby, na Área Central do Recife, para comemorar a data. Ana Paula Jardim, presidente do Procon municipal, explica como vai funcionar a ação.

"Vamos distribuir uma cartilha para que os consumidores fiquem mais conscientes dos direitos deles. Nessa cartilha que elaboramos, a linguagem está bem acessível, mostrando quais são as maiores reclamações que temos no Procon e como esse consumidor pode resolver, porque são problemas do dia a dia", alertou.

Segundo Ana Paula, outra ação também está prevista para acontecer no dia 20 deste mês.
"É uma ação da Associação Brasileira de Procons. Os Procons do Brasil inteiro se reuniram, fizemos uma reunião com a Febraban, que é a Federação dos Bancos, e pedimos que nessa semana do consumidor, a gente beneficiasse os consumidores. A gente vê que o problema do superendividamento é muito grande, então a gente quis dar ao consumidor a oportunidade de renegociar as dívidas”, esclareceu.

Para aqueles que necessitam renegociar suas dívidas, a presidente do Procon Recife afirma que a consulta pode ser feita através do site www.consumidor.gov.br. A plataforma é uma espécie de Procon virtual, onde os consumidores podem se cadastrar, escolher a empresa bancária que vai negociar, e no prazo de oito dias, recebe uma resposta.

Caso não esteja satisfeito com a plataforma digital, o Procon Recife está localizado próximo a Praça do Derby, na Rua Carlos Porto Carneiro, 156. As pessoas também podem ligar no número 0800 2811 311 ou contatar o Procon através das redes sociais, através do Facebook e do Instagram, no nome Procon Recife.

Confira reportagem de Isa Maria: