SUSTO

Alunos passam mal com cheiro de tinta em escola de Caruaru

Eles foram socorridos pelo Samu, levados à UPA e passam bem

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 11/09/2019 às 10:17
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Alunos da Escola Municipal Teresa Neuma, localizada no bairro Maria Auxiliadora, em Caruaru, passaram mal após sentirem o cheiro de tinta nessa terça-feira (10). Era por volta das 14h quando começou o tumulto por causa do forte odor que vinha das pinturas das salas. Segundo os pais dos alunos, o trabalho estava sendo feito durante as aulas.

Uma mãe, que preferiu não se identificar, relata que a filha passou mal com o cheiro forte da tinta. "Quando cheguei na escola, me deparei com minha filha logo no início. Ela tem apenas 12 anos e estava passando mal, chorando muito e bem fragilizada. Ela me falou que estava muito forte o cheiro de química, pois tinha acabado de pintar a sala de aula", disse.

Uma segunda mãe conta que, quando chegou na escola, já encontrou a filha dentro de uma ambulância do Samu. "Quando cheguei à escola, minha filha estava em uma ambulância do Samu passando mal, com falta de respiração. O pessoal me pedia calma, mas imagina se acontecesse algo pior?", contou a mãe, que estava bem aflita.

Entre os alunos que passaram mal, um deles tem problemas respiratórios. Indignado com o estado de saúde que o filho ficou, um pai desabafa e pede que este tipo de situação não se repita. "Meu filho tem problema de asma. Eu acho que foi muita irresponsabilidade da Prefeitura de pintar as salas de aula em dia de semana, com os alunos estudando. O cheiro da tinta é muito forte. Deveria ter adiado a aula e ter pintado numa sexta, porque teria o sábado e o domingo para o cheiro da tinta forte sair", reclamou.

Outro caso

Em menos de um mês, esse é o segundo caso de alunos da Rede Pública Municipal de Caruaru que passam mal. No dia 14 de agosto, estudantes da Escola Professor Machadinho sentiram-se mal também por conta do cheiro forte de tinta que vinha da quadra que fica próximo da escola.

Resposta

Através de nota, a Prefeitura de Caruaru disse que 12 crianças passaram mal e foram atendidas pelo Samu, e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Boa Vista, onde receberam atendimento e passam bem. A Secretaria de Obras afirmou que a pintura da unidade de ensino vem sendo realizadas em áreas isoladas e com materiais adequados. Já a Secretaria de Educação informou que as aulas acontecem normalmente nesta quarta-feira (11). Ao serem questionados a respeito do risco das aulas para os alunos durante as obras, a Prefeitura não respondeu.