POLUIÇÃO

Especialista alerta para manchas escuras nas praias de Pernambuco

O professor deu dicas para as pessoas que tiverem contato com essas manchas na água do mar

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 12/09/2019 às 11:36
Juliana Oliveira/ Rádio Jornal
FOTO: Juliana Oliveira/ Rádio Jornal

As manchas encontradas nas praias de Pernambuco, e também no litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte, estão sendo investigadas por equipes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também de Suape. Essas manchas escuras estão poluindo as águas. De acordo com as investigações, seriam substâncias que algum navio derramou em alto mar. É uma substância perigosa e que está matando os animais marinhos.

Giovane Santos, professor de Zoologia Marinha da Universidade Federal de Pernambuco, aponta que esse óleo está vindo dos navios cargueiros como parte de um procedimento de limpeza ilegal.

"Esse é o resto do óleo que normalmente o navio transporta e que não consegue ser retirado pelas bombas. Ele deveria ser limpo no porto. Infelizmente, algumas embarcações quebram as leis federais, e em alto mar eles tentam fazer a limpeza desse material com a água do mar. Com isso, acabam despejando esse material no oceano, que acaba trazendo para os litorais através das correntes marinhas", explica.

Ele também alerta o que os banhistas devem fazer ao ter contato com essa substância nas praias. "O banhista vai ter, inicialmente, o impacto físico, que seria a sujeira. A gente pede para evitar ao máximo o contato com essa substância, mas assim que se sujar, ele pode pegar qualquer tipo de óleo, pode ser o de cozinha por exemplo. Esse óleo vai dissolver o piche, que é muito denso, e depois que conseguir dissolver, ele fica mais líquido, e pode tirar com um sabão neutro em cima da pele", informou.

Outro aspecto que gera preocupação é o contato dos animais marinhos com a substância, em especial, os peixes e crustáceos, que são os mais consumidos pelos humanos."Faz mal principalmente para as pessoas que se alimentam de muito material derivado do mar. Nesse momento, seria ideal você não sobrecarregar a alimentação oriunda do mar, porque eles sim estão com bastante hPA, que são substâncias dissolvidas do petróleo e que se espalham pela água, que acabam se acumulando nos tecidos dos animais marinhos", disse Giovani.

Segundo o especialista, o prazo para o mar ficar limpo pode durar anos. Já a visibilidade e a utilização para o turista pode ser feita após um mês e meio. Nesse período, a mancha não vai estar visível. No entanto, o impacto no oceano acontece com mais intensidade por anos. A recomendação é que os banhistas evitem tomar banho de mar nos locais poluídos com as manchas pretas.

Confira reportagem de Juliana Oliveira: