RESPEITO

Parada da Diversidade deve reunir 500 mil pessoas na Av. Boa Viagem

A 18ª Parada da Diversidade terá como tema 'Ontem, hoje e sempre - Resistir para libertar'

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 13/09/2019 às 15:13
Guga Matos/JC Imagem
FOTO: Guga Matos/JC Imagem

A 18ª edição da Parada da Diversidade do Recife acontece neste domingo (15). Neste ano, a homenageada da festa vai ser a estilista, maquiadora e atriz transformista Bárbara Finsking, que também será uma das atrações. Com o tema 'Ontem, hoje e sempre - Resistir para libertar', a expectativa do evento é de que 500 mil pessoas participem do ato.

Para um dos representantes da coordenação do Fórum LGBT de Pernambuco e um dos organizadores da parada, Thiago Rocha, o ato é uma estratégia de luta do movimento.

Thiago Rocha faz um balanço dos atuais desafios do movimento e comenta os desejos para o futuro.

Programação

Sobem nos trios elétricos da parada, DJ Jefferson, Gabi do Carmo e a banda Amigas do Brega. A concentração acontece às 8 horas da manhã, no Parque Dona Lindu, e segue pela Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

História das Paradas

É em momentos decisivos que a história é reeinventada. Foi assim que em uma madrugada, no final dos anos 60, a polícia entrou em um bar e agrediu os frequentadores do local. A acusação era de que as pessoas presentes violavam o estatuto de vestuário. Uma lei que obrigava as pessoas a usarem, pelo menos, três peças de roupas “apropriadas” ao sexo masculino ou feminino.

O bar se chamava Stonewall Inn, localizado em Nova York, nos Estados Unidos. Os clientes eram lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais e drag queens. A reação ficou conhecida como A Revolta de Stonewall, um marco na história da comunidade LGBT.

Em resposta à violência e ao discurso de ódio, as paradas viraram um símbolo de resistência.

Trânsito

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de trânsito para monitorar a Avenida Boa Viagem neste domingo (15). Ao todo, um efetivo com 120 agentes de trânsito participará da operação com o intuito de garantir a segurança viária do público e orientar pedestres e condutores no local. Além disso, a Central de Operações de Trânsito (COT) irá monitorar o fluxo de veículos neste e nos principais corredores viários da cidade.

Trecho da Avenida Boa Viagem, compreendido entre a Avenida Armindo Moura e a Rua Padre Bernardino Pessoa, será interditado das 9h às 20h. Se houver necessidade, em detrimento do fluxo de pessoas, o horário da interdição poderá ser antecipado. Além disso, outras 20 ruas que interligam a Rua dos Navegantes à Avenida Boa Viagem também terão interdições durante o período. Os bloqueios serão desfeitos conforme a passagem do desfile e, no final, ficarão restritos apenas no trecho entre as ruas Barão de Souza Leão (Pracinha de Boa Viagem) e Padre Bernardino Pessoa.

Os condutores que saem dos bairros de Piedade, Candeias ou de praias do Litoral Sul podem seguir pela Avenida Boa Viagem, entrar à esquerda na Avenida Armindo Moura e depois à direita na Rua Cosmorama. Depois, a opção é seguir pela Avenida Marechal Juarez Távora, Rua Rio Azul, Avenida Desembargador José Neves e Avenida Dom João VI, no acesso à via Mangue, ou, à direita, seguindo pela Rua Félix de Brito e Melo até a Avenida Conselheiro Aguiar. Outra alternativa é desviar pela Avenida Armindo Moura em direção à Estrada da Batalha e seguir no sentido Afogados.

A CTTU informa aos moradores do bairro de Boa Viagem e aos frequentadores da orla que, devido à passagem dos trios-elétricos e ao grande movimento de pessoas esperado, não será permitido o estacionamento ao longo do trecho interditado da Avenida Boa Viagem, entre a Avenida Armindo Moura e a Rua Dona Benvinda de Farias. A medida preventiva visa dar livre circulação ao público que vai comparecer à parada, garantindo a segurança dos pedestres, e evitando possíveis danos materiais aos veículos.