CPRH

Refinaria Abreu e Lima é multada em R$ 705 mil após vazamento de óleo

O vazamento de óleo causou danos ambientais numa área de quatro hectares

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 13/09/2019 às 18:11
Divulgação/Polícia Federal
FOTO: Divulgação/Polícia Federal

A Refinaria Abreu e Lima foi multada em R$ 705 mil por crime ambiental. A multa foi aplicada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) por conta de um vazamento de cinco metros cúbicos de óleo no Complexo Industrial de Suape, no final de agosto. O incidente causou danos ambientais numa área de quatro hectares. Além de um riacho, a vegetação e animais da área foram atingidos.

O secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti, explica como foi definido o valor da multa. "O critério levou em consideração o dano ambiental causado da área interna da refinaria que foi afetada porque ali você tinha área de mangue, mata atlântica e uma pequena parte de restinga (...) O valor da multa foi calculado em função do tamanho do espaço que foi afetado", disse.

Manchas de óleo na praia

Durante entrevista coletiva, a CPRH esclareceu que este incidente da Refinaria Abreu e Lima não tem ligação com o surgimento de piche nas praias do litoral nordestino há uma semana.

Para solucionar este caso, o secretário José Bertotti informa que os órgãos ambientais de Pernambuco, junto com o Governo Federal, estão analisando imagens de satélites da área costeira para identificar quem provocou o vazamento.

Os órgãos ambientais solicitam às prefeituras que recolham o piche encontrado nas praias e encaminhe à CPRH para ajudar na investigação.