diversidade

LGBTs e simpatizantes presentes na Parada da Diversidade no Recife

A expectativa da organização é que cerca de 500 mil pessoas estão presentes na Parada da Diversidade

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 15/09/2019 às 13:39
Bruno Campos/Rádio Jornal
FOTO: Bruno Campos/Rádio Jornal

Com o tema “Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar” , a 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco acontece na Avenida Boa Viagem, neste domingo (15). A concentração começou às 9h, no Parque Dona Lindu, e a previsão de encarramento do desfile é às 17h30, em frente à Padaria Boa Viagem. A expectativa da organização é que cerca de 500 mil pessoas, entre LGBTs e simpatizantes, estejam presentes.

O casal Advanir Maria, de 41 anos, e Gabriela Cândido, de 27 anos, estão juntas há uma década e casaram-se em cerimônia simbólica durante a Parada da Diversidade. ''É muito importante para a gente, ter a oportunidade de casar na frente de todo mundo'', conta. Já Advanir reforça que o desfile é uma luta contra o preconceito. ''Não tem explicação, quando você olha para todo mundo fazendo o sinal de amor. O que a gente quer é respeito'', afirma.

Contra a discriminação

Realizada desde 2002, A Parada da Diversidade em Pernambuco é organizada pelo Fórum LGBT de Pernambuco. O evento, que tem apresentações artísticas e shows, é uma estratégia de luta do movimento em defesa dos direitos sexuais, além de ser um momento de descontração e celebração LGBT. ''Eu vim com o meu filho, minha filha e a minha tia. É importante defender a causa de pessoas que são iguais a mim. Eles são pessoas normais. É o terceiro ano que estamos aqui'', disse a dona de casa Regina Fabíola, de 42 anos.

O deputado estadual Isaltino Nascimento está presente na Parada da Diversidade e fala sobre as criticas em relação a Pernambuco. Segundo as organizações LGBTs, o Estado é o que mais mata homossexuais no Brasil. ''Essa questão da parada serve alertar a sociedade como um todo. A discriminação, o preconceito é muito grande. O pais é laico. Esperamos com essa movimentação LGBT conseguir transformar e orientar a sociedade para respeitar as adversidades'', comentou.

Bruno Campos/TV Jornal
A concentração começou às 9h, no Parque Dona Lindu - FOTO:Bruno Campos/TV Jornal
Bruno Campos/TV Jornal
A expectativa da organização é que cerca de 500 mil pessoas - FOTO:Bruno Campos/TV Jornal
Bruno Campos/TV Jornal
Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar é o tema da 18ª Parada da Diversidade - FOTO:Bruno Campos/TV Jornal

Esquema de trânsito

De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), 120 agentes estão trabalhando para garantir a segurança viária do público e orientar pedestres e condutores no local. O trecho da via entre a Avenida Armindo Moura e Rua Padre Bernadino Pessoas está interditado desde as 9h e permanecerá assim até as 20h.

Além deste trecho, outras 20 ruas que interligam a Rua dos Navegantes à Avenida Boa Viagem também também estão interditadas durante o período. Os bloqueios serão desfeitos conforme a passagem do desfile e, no final, ficarão restritos apenas no trecho entre as ruas Barão de Souza Leão (Pracinha de Boa Viagem) e Padre Bernardino Pessoa.