SAÚDE

Hospital das Clínicas realiza ação sobre segurança do paciente

A ação faz parte de uma mobilização para comemorar o dia 17 de setembro, considerado como Dia Mundial da Segurança do Paciente

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 17/09/2019 às 14:47
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

A cada minuto, cinco pessoas morrem por erro médico. O dado, que faz parte do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta para uma prioridade da saúde global. Neste 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi definida pela organização na 72ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio deste ano, em Genebra, na Suíça. No Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, localizado no bairro da Cidade Universitária, no Recife, uma mobilização está programada para esta terça-feira, para conscientizar a população sobre o tema.

A médica infectologista e chefe do serviço de gestão da qualidade e segurança do paciente do trabalho, Claudia Vidal, destaca a importância da prevenção. “Todas as organizações de saúde estão mobilizadas para que as pessoas estejam atentas para as medidas de prevenção. É importante prevenir quedas, infecções hospitalares, lesão por pressão, que são aquelas ocasionadas em pessoas que ficam muito tempo acamadas e desenvolvem aquelas lesões na pele. Também é importante realizar a higienização das mãos. Todas essas situações estão sendo chamadas a atenção para que as instituições de saúde possam olhar e fazer uma assistência voltada para o paciente”, explicou.

A médica infectologista também elenca os tipos de erros médicos que podem resultar em problemas para os pacientes. “Um atraso na cirurgia, um medicamento que é feito em um paciente que tem alergia, um paciente que vem para assistência em saúde e leva uma queda, uma troca de exame laboratoriais, uma infecção hospitalar. Tudo isso são eventos que acontecem no decorrer da assistência e que não estava programada para o paciente”, disse.

Durante toda esta terça, a equipe médica do Hospital das Clínicas vai distribuir panfletos informativos e tirar dúvidas dos pacientes e do público geral sobre o tema.

Confira a reportagem de Beatriz Albuquerque: