ALERTA

Polícia Federal alerta para golpe do FGTS no Whatsapp

Mais de 100 mil pessoas já receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 17/09/2019 às 10:08
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

A Polícia Federal (PF) faz um alerta nesta terça-feira (17) para mais um golpe que está circulando pelo Brasil envolvendo o saque do FGTS. Os ataques estão sendo disseminados pelo WhatsApp. A vítima recebe um link malicioso, que direciona para um site. No espaço virtual, há um questionário de quatro perguntas para ser respondida: número do PIS/Pasep, a data de nascimento, o número do CPF e a senha do cartão cidadão. Após enviar as respostas, a vítima é incentivada a compartilhar esse mesmo link com mais 10 contatos.

"Com essas informações, os falsários têm a possibilidade de entrar na conta do FGTS e sacar os valores ali existentes que pertencem às pessoas. É necessário tomar muito cuidado para não fornecer nenhum tipo de informação, nem acessar esses links", esclareceu Giovani Santoro, chefe de comunicação da Polícia Federal.

O golpe do FGTS no WhatsApp já atingiu mais de 100 mil brasileiros, totalizando mais de dois mil novos registros por hora no Brasil, os quais já receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso distribuído pelos criminosos em apenas dois dias – segundo a PSAFE, empresa de segurança digital. Segundo Santoro, o compartilhamento de links não é um procedimento padrão da Caixa Econômica Federal.

"A Caixa, a vias de regra, não trabalha abordando as pessoas através de links no celular. O meio digital que a Caixa utiliza é a página oficial. Fora isso, só na loja física. Qualquer dúvida, as pessoas podem acessar o número do 0800 724 2019, e vai poder tirar todas as dúvidas em relação ao saque ou valores retroativos do FGTS", alertou.

Ainda segundo Santoro, a PF já está investigando o caso para identificar os possíveis falsários. "Por se tratar de uma quadrilha interestadual, a competência é da Polícia Federal. A gente sempre monitora através do nosso grupo do setor técnico científico, que são pessoas especializadas em informática, para poder estar vendo onde essas pessoas estão interagindo e passando esses links suspeitos. Identificando essas pessoas, fica mais fácil solicitar o mandado de prisão preventiva e efetuar a captura de todos eles", afirmou.

DICAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR CAIR NO GOLPE:

1. Desconfie sempre de mensagens que você receber no seu aparelho celular;

2. Não acesse e não clique em links enviados em nome da Caixa, porque nenhum órgão do governo federal se comunica com seus beneficiários através de links via WhatsApp; Se receber mensagens desse tipo, apague.

3. Nunca forneça a senha ou número do seu Cartão do Cidadão, assim como de nenhum cartão pessoal;

4. Não preencha nenhum cadastro para saque do FGTS fornecendo seus dados pessoais: CPF, identidade, endereço;

5. Em caso de dúvida, procure os canais e a página oficial do banco, na internet, no endereço fgts.caixa.gov.br, direto em suas agências ou através do telefone 0800-724-2019

6. Na dúvida, você pode checar se um link é seguro na página: https://www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br/

7. Mantenha um bom antivírus instalado no celular.

A Polícia Federal indica que aqueles que já caíram no golpe do FGTS compareçam a uma agência da Caixa Econômica para informar que foi vítima e depois compareça a uma delegacia da Polícia Civil para fazer um Boletim de Ocorrência.

Confira reportagem de Lilian Fonseca: