FRAUDE

Prefeito denuncia esquema no Instituto de Previdência de Ibimirim

Esquema desarticulado no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Ibimirim culminou na prisão de cinco pessoas

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 19/09/2019 às 14:20
Divulgação/ Polícia Civil
FOTO: Divulgação/ Polícia Civil

Cinco pessoas foram presas suspeitas de envolvimento em organizações criminosas voltadas para a prática de crimes de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos em Ibimirim, no Sertão do estado. A denúncia foi feita pelo prefeito da cidade. Ele chamou a Polícia Civil, que acionou o Tribunal de Contas do Estado.

Foi descoberta uma fraude no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Ibimirim. O esquema já movimentava cerca de R$ 700 mil e envolvia o presidente do Instituto, o diretor e familiares deste último.

Os presos foram identificados como Tiago Honorato Dedil, diretor financeiro da Ibiprev, Débora Rejane Ferreira Jorge de Lima, Manoel Gomes Tenório, Kerly Christina Cavalcante de Lima e Denivaldo Jorge de Lima. Todos esperam a decisão da Justiça em presídios e penitenciárias do estado.

O delegado responsável pela Operação Centenária, Diego Pinheiro, detalha as investigações. “Foi identificado, primeiramente, que [para ] uma conta de uma idosa com mais de 100 anos estava indo esse dinheiro desviado e após isso começamos as diligências”, disse. “O Tribunal de Contas fez uma auditoria nas contas do instituto, foram identificadas cinco contas, todas vinculadas ao diretor financeiro e essas contas é que estava recebendo o dinheiro desviado”, completou.

Segundo o delegado, a auditoria identificou que eles estavam usando dados falsos de pessoas no sistema e alteravam os números na conta.

Apreensões

Com o grupo preso, foram apreendidos uma pistola calibre 32, sete aparelhos celulares, quatro notebooks, um tablet, um veículo e R$ 8 mil. Além disso, também foram apreendidos CRLVs, notas fiscais, certidões, declarações de imposto de renda, contratos de compra e venda, extratos bancários e cartões de crédito. O material recolhido será periciado em busca de novos indícios das fraudes.