CAMPANHA

Dia Mundial da Limpeza: descarte correto do lixo é mensagem do Recife

O Dia Mundial da Limpeza visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/09/2019 às 11:45
Inaldo Menezes/ Divulgação PCR
FOTO: Inaldo Menezes/ Divulgação PCR

Um mundo mais limpo. Esse é o objetivo da ação global deste sábado (21), que acontece em referência ao Dia Mundial da Limpeza, onde voluntários e membros de projetos e grupos de ações sociais, além da sociedade civil, se reúnem para realizar um mutirão de limpeza em diferentes países.

As ações de retirada de resíduos, que são descartados incorretamente, acontecem em mangues, nos rios e nas praias em todo o mundo. Aqui no Recife, as ações acontecem em três pontos da cidade: na orla de Boa Viagem, na Praça do Derby e na Rua da Aurora.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves, dá detalhes dessas ações. “Vamos ter voluntários, equipes da prefeitura, orientar como colher o lixo, como separar o lixo”, explicou.

Para os voluntários as recomendações são de ir com luvas, chapéu, protetor solar e prestar atenção nas instruções dos guias. Antes de colocar a mão na massa, os voluntários também vão participar de aula de alongamento. Arte educadores também vão estar nos três locais onde vão abordar a importância do cuidado e respeito à natureza.

José Neves reforça a importância de ações como essa para um ambiente mais agradável para todos. “É um trabalho de educação ambiental para o futuro. Se o planeta não resiste, imagine as cidades”, indagou.

Origem no movimento

A Maratona Mundial de Limpeza, que inspira as ações no Recife, acontece em 150 países e em mais de 300 municípios do Brasil. O movimento começou na Estônia, pequeno país localizado no Norte da Europa, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar todo o país em apenas cinco horas.

Outras ações na Região Metropolitana do Recife

Equipes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade vão estar às 14h na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Do posto oito, o grupo segue até a Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, onde o material recolhido na faixa de areia será pesado.

Já em Paulista, o mutirão de limpeza na orla do Janga foi realizado às 8h com saída da praça das quatro torres.