DR.BACTÉRIA

Beijo de língua pode transferir 80 milhões de bactérias, afirma médico

Biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, comanda palestra de abertura na feira da Super Mix

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 24/09/2019 às 13:04
João Raposo/SBT
FOTO: João Raposo/SBT

O biomédico e consultor Roberto Martins Figueiredo, popularmente conhecido como Dr. Bactéria, concedeu entrevista ao programa Passando a Limpo nesta terça-feira (24). Em conversa com o comunicador Geraldo Freire, ele comentou sobre os riscos que envolvem a manipulação dos alimentos.

“Os erros mais comuns cometidos pelos brasileiros na cozinha são mais aqueles referentes aos hábitos errados que as pessoas têm. Às vezes, as pessoas param de lavar a carne, o frango, o arroz, para de colocar cola na porta das geladeiras”, destacou.

O especialista aproveitou para dar dicas às mães. Segundo ele, impedir o contato dos filhos com o mundo e, consequentemente, as bactérias, pode ser prejudicial para criar resistência nas crianças. "Se você não criar seu filho, desde que ele nasce, em contato com a areia, com a terra, com os animais, e com a vegetação, você vai estar condenando seu filho a ter asma para o resto da vida. Esse contato com a bactéria é super importante. Esse contato dá muito mais resistência do que aqueles que não tem contato", explicou.

Beijo e bactéria

O médico garantiu que a transmissão de bactérias no ato de beijar é importante para troca de resistência entre o casal. "Imagine duas pessoas, onde cada uma vive em um ambiente diferente. Elas vão se juntar e morar em um outro ambiente. A função do beijo é uma passar a sua resistência para a outra”, afirmou.

Dr. Bactéria ainda dá números curiosos sobre a troca de carícias. “O beijo de língua repassa para o outro cerca de oito milhões de bactérias por segundo. Um beijo de língua dura, em média, 10 segundos, e nesse período, as pessoas compartilham 80 milhões de bactérias. A partir do 9º beijo, a pessoa já passou a sua resistência para a outra. A função do beijo é poética pois funciona como transmissão de resistência", esclareceu.

Como lavar as mãos

O Dr. Bactéria também ensina a maneira correta de lavar as mãos. "As pessoas devem passar o sabão na mão e massagear a palma da mão, uma na outra. Depois, entrelaça os dedos e esfrega com a mão o lado da outra. Depois os dois dedões, as pessoas devem fazer como se fossem coçar a palma da mão de um lado e do outro. Posteriormente, a mão como se fosse um soquinho e por fim, joga a água da ponta dos dedos para as mãos. É uma coisa que não passa de 15 segundos e é superimportante”, concluiu.

Palestra

O Dr. Bactéria comanda, nesta terça-feira (24), às 17h, a palestra de abertura da Super Mix, maior feira setorial do Norte/Nordeste, realizada pela 14ª vez pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) e a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), no Centro de Convenções de Pernambuco.

SERVIÇO

14ª SUPER MIX – De 24 a 26 de setembro

Horário: 15h às 21h

Local: Centro de Convenções de Pernambuco (Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho – Olinda).

Informações e inscrições gratuitas para empresas no www.feirasupermix.com.br.

Confira a entrevista na íntegra: