ESPECIAL

Dia Nacional do Rádio

Considerado o pai do rádio brasileiro, Roquete Pinto, teve sua data de aniversário, 25 de setembro, transformada em dia nacional do rádio

Débora Laryne dos Santos
Débora Laryne dos Santos
Publicado em 25/09/2019 às 21:47
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

O dia 25 de setembro é o dia do rádio! O aparelho que conquistou a massa com seu imediatismo, agilidade e dinâmica, foi patenteado pelo cientista e inventor italiano Guglielmo (Guilherme) Marconi, no início do século 20. Em 7 de setembro de 1922 foi ao ar a primeira transmissão radiofônica brasileira. Muito devido ao centenário da Independência. Uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, Rio de Janeiro, onde além de música, emitiu o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa. No ano seguinte foi fundada por Roquete Pinto a primeira emissora de rádio do país: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

Ouça os detalhes na matéria de Ivan Júnior:

O rádio tem muitas razões para ser considerado um produto brasileiro. Roberto Landell de Moura, padre e cientista gaúcho, também havia realizado experiências semelhantes às de Marconi, porém feitas antes que as do inventor italiano. Entre 1901 e 1904, Landell de Moura esteve nos Estados Unidos, onde patenteou inventos, entre os quais um "transmissor de ondas" ou "transmissor fonético a distância" que se tornaria o rádio.

Os primeiros aparelhos de rádio eram grandes caixotes de madeira, onde válvulas eram usadas e precisavam ser ligados na tomada para funcionar. Com o passar do tempo, eles foram diminuindo de tamanho e passaram a funcionar com pilhas. Hoje em dia, as transmissões radiofônicas podem ser captadas via internet. O fato de o rádio continuar vivo e forte como veículo de comunicação, se deve ao fato de que ele pode estar em qualquer lugar a qualquer hora e acessível à maioria da população, tanto em zonas urbanas quanto rurais.