De acordo com o estudo “Comportamento de Compra do Consumidor de Vestuário”, para a maioria das pessoas, o fator mais importante na hora das compras é o preço. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI).
Na última pesquisa, realizada em 2017, o principal fator de escolha era o bom atendimento. O sócio-diretor na Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento e professor de economia da Universidade Católica de Pernambuco, Valdeci Monteiro, detalha a mudança de comportamento do consumidor.
Os dados surpreendentes não param por aí. Em 2017, no auge da crise econômica, as classes C e D se distanciaram do mercado. Agora, foi possível detectar um retorno desse público. Além disso, a pesquisa ainda aponta que essa camada social está mais participativa nas compras online. O economista também comenta o assunto.
Projeção
O estudo ainda revelou, que entre os consumidores que optaram pelo varejo físico, 50% fizeram a última compra em shoppings, contra 49% apontada na última pesquisa. A projeção para este ano, é que o mercado de vestuário fature R$ 230 bilhões.