EMPREGO

Saiba como funciona a Carteira de Trabalho Digital

Empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o a Carteira de Trabalho em papel

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 01/10/2019 às 18:00
Marcello Casal Jr/ABr
FOTO: Marcello Casal Jr/ABr

Os brasileiros passam a contar agora com a Carteira de Trabalho Digital. A proposta do governo federal é simplificar as contratações e reduzir a burocracia e custos com a emissão do documento.

Denise Arruda, técnica da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, fala sobre como vai funcionar o documento. “A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que pode ser baixado no celular ou no computador. Não é um documento obrigatório que você precisa ter de imediato porque o número da carteira do cidadão agora é através do CPF”, explicou.

No entanto, ela destaca que em alguns casos a carteira física ainda será necessária. “Ele não tem a necessidade de papel, mas isso se a empresa trabalhar com o eSocial. Se a empresa não tiver eSocial, a carteira física vai continuar sendo necessária”, lembrou.

Ela ainda lembra que é importante manter a Carteira de Trabalho de papel.

Confira a entrevista completa:

eSocial

Empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico. Isso vai facilitar o acesso ao mercado, pois não será mais necessário apresentar a carteira de trabalho em papel para ingressar em um novo emprego, resultando em simplificação e desburocratização.

Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS de "caderninho azul" passarão a ser realizadas eletronicamente. Para acompanhar essas anotações, o trabalhador poderá utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares (com versões IOS e Android) ou acessar o ambiente.