SAÚDE

Hospital das Clínicas oferece mutirão de cirurgias para reconstrução da mama

Segundo o médico, a iniciativa visa chamar a atenção das mulheres que demonstram resistência em relação a cirurgias de reconstrução

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 02/10/2019 às 10:05
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

O Hospital das Clínicas de Pernambuco promove entre os dias 21 e 25 de outubro um mutirão de cirurgias para a reconstrução da mama. A cirurgia é voltada para mulheres que tiveram câncer de mama e passaram por uma mastectomia. Onze pacientes foram selecionadas. De acordo com o chefe do setor de cirurgia plástica do hospital, o médico Rafael Alencoara, o mutirão é uma maneira de chamar a atenção dessas mulheres que ainda são resistentes a cirurgia.

Segundo ele, apenas 20% das pacientes que passam pela mastectomia procuram o cirurgião plástico. "O número aumentou em relação aos últimos anos, mas ainda é uma procura muito baixa. Menos de 20% de mulheres que fizeram cirurgia para retirada do câncer de mama, fazem a reconstrução. O índice do Brasil ainda é baixíssimo. Nós queremos estimular para que as pessoas possam melhorar a qualidade de vida fazendo a reconstrução da mama", disse.

Ele explica ainda qual o procedimento que as mulheres devem fazer para serem atendidas nos Hospital das Clínicas e realizarem a cirurgia de reconstrução da mama. "De posse do encaminhamento do seu médico assistente, ela pode procurar o sistema de regulação da Secretaria de Saúde do Estado ou do seu município, que ela consegue solicitar uma consulta para o setor de cirurgia plástica do Hospital das Clínicas. Aqui ela vai ser atendida por um médico especialista em reconstrução, que vai fazer a cirurgia dela", concluiu.

Confira a reportagem de Isa Maria: