CIDADE PACÍFICA

Municípios do Sertão de PE assinam acordo para combater a violência

O projeto "Cidade Pacífica" foi firmado entre o Ministério Público de Pernambuco e cinco prefeituras do Sertão pernambucano

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 04/10/2019 às 16:28
Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Pacificar a guarda municipal, proteger o ambiente escolar, garantir a segurança do transporte público e a iluminação das ruas. Essas são algumas das áreas de atuação que fazem parte do projeto “Cidade Pacífica”, um termo de cooperação entre o Ministério Público de Pernambuco e cinco prefeituras do Sertão pernambucano. Nesta sexta-feira (4), os municípios de Ouricuri, Bodocó, Santa Filomena, Santa Cruz e Exú assinaram o termo.

A coordenadora da área criminal do Ministério Público de Pernambuco, Eliane Gaia, explica que as ações a serem debatidas buscam coibir a violência nas cidades. “O objetivo primordial do projeto é fomentar essas ações dos gestores municipais junto às instituições governamentais e não governamentais na prevenção à violência, como também reduzir a criminalidade”, disse.

De acordo com Eliane Gaia, as iniciativas previstas são diversas e necessitam da integração entre várias instituições públicas e a sociedade civil.

Redução dos casos

Um índice de cidades pacificadas vai ranquear os municípios mais seguros do estado. Esse ranking vai ser divulgado a cada dois meses, com a intenção de estimular ainda mais a prevenção à violência.