Saúde

Secretaria Estadual de Saúde confirma 37 casos de sarampo

A maioria dos casos confirmados de sarampo estão no Agreste de Pernambuco

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 09/10/2019 às 12:50
Fotos Públicas
FOTO: Fotos Públicas

Subiu para 37 o número de casos de sarampo confirmados em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou um novo boletim nesta quarta-feira (9). De acordo com o levantamento, até o dia 28 de setembro, foram notificados 799 casos suspeitos de sarampo, onde 284 foram descartados e os demais estão sendo investigados. Até o dia 2 de outubro, Pernambuco havia registrado 23 casos, com duas mortes.

Dos casos confirmados, 14 são em Taquaritinga do Norte, seis em Caruaru, cinco em Vertentes, três em Santa Cruz do Capibaribe, três em Toritama, um em Bezerros e um em Frei Miguelinho, todos no Agreste do Estado. Já na Região Metropolitana, foram confirmados três casos no Recife e um em Jaboatão dos Guararapes.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, André Longo, o aumento do número de casos é referente a ocorrências antigas. "Todos os casos confirmados até o momento são antigos. Tratam-se de pessoas que adoeceram entre os meses de julho e agosto. Todas as medidas para tratar os pacientes e fazer a investigação e bloqueio de novos casos são implementadas logo após a notificação. ", afirmou.

Até o momento, Pernambuco já conseguiu uma cobertura de 98% na primeira dose da tríplice viral entre as crianças de até um ano de idade. Na segunda dose, que deve ser feita três meses após a primeira, a cobertura foi de 74,5%.

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação de sarampo em Pernambuco segue até o dia 25 de outubro, como um novo dia D no próximo dia 19 (sábado), voltado para crianças com idade entre seis meses e quatro anos, que ainda não iniciaram ou não finalizaram o esquema vacinal.