POLÍTICA

“Bolsonaro é uma máquina de crises”, afirma Bebianno

Ex-ministro Gustavo Bebianno criticou as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 10/10/2019 às 11:37
Valter Campanato/Agência Brasil
FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

Em entrevista nesta quinta-feira (10) ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, o ex-ministro da Secretaria da Presidência da República, Gustavo Bebianno, criticou as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro em relação ao presidente do PSL, Luciano Bivar, na terça-feira (8). Na noite dessa quarta (9), Bolsonaro tratou de colocar panos quentes na troca de farpas com Bivar, afirmando que o assunto estava encerrado e tudo não se passava de uma “briga de marido e mulher”. Para Bebianno, no entanto, o presidente não sabia o que falar após as declarações desferidas ao dirigente do partido e acabou jogando essa afirmação no ar.

"Ele abriu uma crise totalmente desnecessária. O grande desafio do Brasil é superar os problemas econômicos criados pelo PT. O que me surpreende é que o presidente, por si só, é uma máquina de crises. Ele abre uma crise, depois a outra e o PT, que é oposição de uma forma geral, fica sentada de camarote observando e dando risada porque não precisa fazer nada, já que o próprio presidente abre crises sucessivas que são desnecessárias. Ele vai se isolando, ficando sozinho, e isso é muito preocupante para a situação do país”, disse.

Segundo o ex-ministro, Bolsonaro “revelou uma baixa consideração” ao presidente do partido. “O PSL abrigou o então candidato à presidência em 2018, Jair Bolsonaro, com muito carinho e muita consideração ao longo dos meses. Foi assim até os dias atuais. O PSL cumpriu com tudo aquilo que combinou com o então candidato e, depois, presidente da República. A fala dele para aquele pré-candidato de Pernambuco foi desastrada, descuidada e revelou uma baixa consideração com o presidente do partido, Luciano Bivar, que sempre foi correto e atendeu aos pleitos do presidente”, afirmou.

Primeiro ministro a ser demitido no governo Bolsonaro, Bebianno também afirmou que parte da bancada eleita pelo PSL está decepcionada com o presidente.

“Há alguns deputados ali que fizeram um trabalho de anos pelo presidente, principalmente, no Nordeste, uma região muito difícil, tradicionalmente simpática ao PT, ao ex-presidente Lula. Parte desses deputados está muito decepcionada com a postura que o presidente adotou depois que foi eleito. Bolsonaro tinha uma postura muito humilde, muito simples antes de ser eleito. E depois da eleição, passou a ter outro comportamento. Isso surpreendeu muita gente. Alguns deputados se manifestam nesse sentido. Outros preferem omitir da opinião pública até porque tem seus interesses pessoais”, alegou.

Confira a entrevista na íntegra: