Recife

CTTU emite credencial de estacionamento especial para idosos, PCDs e gestantes

Para emitir a credencial junto à CTTU é preciso, além de se enquadrar no perfil, morar no Recife

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 14/10/2019 às 14:36
Andréa Rego Barros/PCR
FOTO: Andréa Rego Barros/PCR

Idosos, pessoas com deficiência e gestantes poderão emitir a credencial de estacionamento especial junto à CTTU. A ação começa nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de outubro. O objetivo é destacar a importância de respeitar as vagas de estacionamento especial, além de chamar a atenção para a segurança viárias dessas pessoas.

A credencial deve ser requerida na loja Ferreira Costa, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife. Para isto, o beneficiário deverá ter em mãos comprovante de residência (a CTTU é responsável por emitir apenas a credencial das pessoas domiciliadas no Recife), identidade, CPF (ou CNH válida) e laudo médico comprovando a deficiência ou a possível data do parto, no caso das gestantes.

Validade

A validade da credencial é de dois anos para pessoas maiores de 60 anos e para pessoas cuja deficiência é permanente.

No caso das pessoas com deficiência temporária e gestantes, a validade da credencial será de acordo com o as informações contidas no laudo médico apresentado no momento da solicitação.

Taciana Ferreira, presidente da CTTU, destaca a importância da ação para mostrar a valorização desse público: "Essa ação tem o objetivo de incentivar o público que tem direito ao uso de vagas de estacionamento especial a fazer a sua credencial para utilizar o benefício devidamente. Destacamos, ainda, a necessidade de respeitar as vagas de estacionamento especial para garantir uma mobilidade segura a quem mais precisa".

Confira os detalhes com de Marcela Maranhão.

Ouça:

Agendamento

É importante ressaltar que, para ação na Ferreira Costa, não será necessário o agendamento. No entanto, caso o cidadão deseje ser atendido nos demais pontos disponíveis, como a sede da CTTU e os postos de atendimento do Detran/PE nos shopping Tacaruna e Recife, o agendamento e o credenciamento prévios são obrigatórios e devem ser realizados através do site da CTTU (cttu.recife.pe.gov.br).

No Recife, os serviços de emissão de credencial de estacionamento especial para idosos, pessoas com deficiência e grávidas residentes no município ganharam reforços e melhorias, principalmente no que diz respeito à otimização e descentralização do atendimento a esses cidadãos. Foi implantado, desde 2016, o Sistema CREES para cadastramento via web dos usuários para a Credencial de Estacionamento Especial com pré-agendamento para o atendimento.

Segundo a CTTU, em três anos com o novo sistema já foram emitidas mais de 40 mil credenciais.

Documento necessários

Idoso

- RG;
- CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de residência atualizado (desde que não seja conta de telefone móvel);
- Para receber o benefício da gratuidade no uso das vagas de Zona Azul (vagas rotativas em área pública no Recife): cópia e original de documento do veículo (CRLV) regularizado e em nome de pessoa física;
- Em caso de renovação, é preciso levar a credencial antiga.

Pessoa com deficiência, pessoa com mobilidade reduzida e gestantes

- RG;
- CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de residência atualizado (desde que não seja conta de telefone móvel);
- Laudo médico (no caso de gestantes, o documento deve conter a data prevista do parto).